EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E JUSTIÇA SOCIAL

COMPILANDO IDEIAS E POSSIBILIDADES

Por JOSÉ FLÁVIO DA PAZ (Org.)

Código do livro: 772968

Categorias

Literário, Educação Multicultural, Educação E Treinamento, Educação Especial, Educação, Ciência

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 128 vezes desde 02/02/2025
Versão
impressa
R$ 78,95
Coloração
Valor total:
R$ 78,95
Versão
ebook
R$ 34,34
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 78,95

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

A educação é frequentemente vista como uma ferramenta transformadora para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação é um direito humano fundamental e um meio para a construção de sociedades mais justas. No entanto, o acesso desigual à educação de qualidade e as práticas excludentes no ambiente escolar perpetuam as desigualdades sociais. Este projeto justifica-se pela necessidade de promover debates e ações voltadas à inclusão, à equidade e ao respeito às diferenças. Além disso. Neste contexto, investigar as relações entre educação, sociedade e justiça social é essencial para compreender como as práticas pedagógicas podem contribuir para a redução de desigualdades e para a formação de cidadãos críticos e participativos. Este projeto propõe uma reflexão interdisciplinar sobre essas conexões, buscando compilar ideias e possibilidades para promover a justiça social por meio da educação. Logo, seus objetivos consistem em: investigar os conceitos de justiça social no contexto educacional; analisar práticas pedagógicas que promovam a inclusão, equidade e diversidade; compilar experiências e metodologias inovadoras que contribuam para a justiça social nas escolas; e, propor diretrizes e recomendações para educadores e gestores educacionais. Os capítulos desta Obra são resultados de revisão bibliográfica, que se deu a partir do levantamento de estudos sobre educação e justiça social, com foco em teorias pedagógicas críticas e inclusivas; estudo de caso e relatos de experiências, ocasião que se analisou iniciativas educacionais bem-sucedidas com intuito de promover a justiça social. Assim, apresenta-se um panorama crítico sobre as relações entre educação e justiça social, por meio de uma coletânea de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, seguida de propostas de ações concretas para implementação em diferentes contextos escolares. Por fim, visa-se contribuir para a ampliação do debate sobre justiça social na educação, incentivando práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam a equidade. Além disso, acredita-se que sua leitura inspirará políticas educacionais mais inclusivas e sensibilizar a sociedade sobre o papel da educação na transformação social.

Características

ISBN 9786554802833
Número de páginas 380
Edição 1 (2025)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Polen
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

JOSÉ FLÁVIO DA PAZ (Org.)

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; Mestre em Estudos Literários-UNIR; Mestre em Letras-UNIMAR; MBA em Comunicação e Semiótica-Farese; Especialista em Docência no Ensino Superior-FIBH; MBA em Gestão da Educação a Distância-EAD-Faceminas; Especialista em Tecnologias e Educação a Distância-FIBH; Linguística Aplicada-Faceminas; Educação, Gêneros e Sexualidade-Faceminas; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais-Farese; LIBRAS ? TILS: Tradução e Interpretação da Língua Brasileira De Sinais-ISEAT; Projetos Sociais e Politicas Públicas-Farese; Docência com Ênfase em Educação Básica-IFMG; Neurociência e Aprendizagem-ISEAT; Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos-ISEAT; Gestão Pública e Gestão Ambiental-Faceminas; Educação e Sociedade-FAEL; Língua Portuguesa - Redação e Oratória-FAEL; História e Cultura Afro-Brasileira-Futura; Língua, Linguística e Literatura-FBMG; Produção Textual-Faveni; Gestão Escolar Integradora (Adm., Orientação, Inspeção e Supervisão)-FBMG, Teoria da Literatura e Produção de Texto-FBMG; Filosofia e Sociologia-Faveni; Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Futura; Pedagogia Empresarial-Faiara; Alfabetização e Letramento-UCAM entre outras. Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa - UNIFAP e bacharel em Letras/Libras - UFSC. Áreas de interesse e pesquisa: Aspectos comparados da cultura e da literatura afro-brasileira em diálogos interdisciplinares; Didática e Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa: aspectos inter, multi e transdisciplinar; Ensino-aprendizado da Língua e das Literaturas Portuguesas; Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa e da Literatura mediado por TIC?s; Estudo dos gêneros textuais e literários: teorias e práticas; Formação leitora, letramento literário e processo de multiletramento; Leitura de imagem e comunicação não verbal: as funções das imagens no processo de ensino-aprendizagem; Poesia marginal, LGBTQIA+ e de autoria feminina; Produção de material didático com recursos alternativos para o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa baseado nas perspectivas do Método Natural de Ensino; Educação especial e inclusiva; Educação de surdos; Produção, Crítica e Edição de Textos; Semiótica, estética e discurso visual; Variação linguística e mecanismos da Sociolinguística e da Psicolinguística entre outros. Foi Educador Infantil - SEMED/PMN; Professor das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio de 1989 a 2007 na iniciativa privada e SEED/GEA, conciliando a função docente da Educação Básica e do Ensino Superior de 2007 a 2015 na iniciativa privada e pública nas funções de professor substituto, coordenador de polo EaD, professor formador, professor pesquisador e tutor EaD no IFRN, UERN e UFRN, assumindo desde 2016, em caráter de dedicação exclusiva, a função de Professor efetivo do Magistério Superior, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - DLV/UNIR. É Membro do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq; Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia Contemporânea de Autoria Feminina no Norte e no Nordeste do Brasil-UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara dos Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Bolsista/Pesquisador do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
R$ 66,49
Ebook
R$ 45,98
Publicações relacionadas
Ver a lista completa
Impresso
R$ 44,35
Ebook
R$ 28,52
Impresso
R$ 42,38
Impresso
R$ 50,84
Ebook
R$ 26,52
Impresso
R$ 51,01
Ebook
R$ 22,70
Impresso
R$ 65,86
Ebook
R$ 68,62
Impresso
R$ 51,24
Ebook
R$ 22,70
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários