A coletânea Entre Letras e Vozes: A Escola como Espaço de Letramento e Inclusão reúne reflexões interdisciplinares que abordam os múltiplos desafios e possibilidades da educação inclusiva, crítica e transformadora no Brasil contemporâneo. A obra está organizada em quinze capítulos, escritos por diversos pesquisadores e educadores, e propõe uma análise ampla sobre as práticas pedagógicas, políticas públicas, recursos tecnológicos e perspectivas teóricas voltadas à promoção da equidade e da cidadania no ambiente escolar. Os capítulos iniciais tratam de práticas pedagógicas inclusivas e do papel das tecnologias no processo de alfabetização, especialmente em contextos públicos e regionais do Brasil. Em seguida, a coletânea explora a relação entre literatura, identidade e subjetividade, com destaque para a leitura crítica de obras literárias, e o uso da poesia e da música como ferramentas pedagógicas e de crítica social. A partir da metade da obra, os textos passam a enfatizar questões filosóficas, culturais e curriculares da educação inclusiva, destacando a importância do planejamento pedagógico, o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais e o papel simbólico do ensino religioso. São também discutidas as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência, o letramento inclusivo como base para a formação cidadã, o uso de tecnologias assistivas e os desafios da alfabetização de alunos com dislexia.
ISBN | 9786554803793 |
Número de páginas | 305 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.