ENTRE LETRAS E VOZES

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE LETRAMENTO E INCLUSÃO

Por José Flávio da Paz; Jarliso da Silva Almeida; Júlio Cezar Rodrigues da Silva; Tereza Cristina Costa da Silva

Código do livro: 876232

Categorias

Educação Bilíngüe, Educação A Distância E Aprendizagem, Adultos E Educação Continuada, Literatura Nacional, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Estrangeira, Educação

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 86 vezes desde 21/09/2025
Versão
impressa
R$ 82,26
Coloração
Valor total:
R$ 82,26
Versão
ebook
R$ 41,44
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 82,26

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

A coletânea Entre Letras e Vozes: A Escola como Espaço de Letramento e Inclusão reúne reflexões interdisciplinares que abordam os múltiplos desafios e possibilidades da educação inclusiva, crítica e transformadora no Brasil contemporâneo. A obra está organizada em quinze capítulos, escritos por diversos pesquisadores e educadores, e propõe uma análise ampla sobre as práticas pedagógicas, políticas públicas, recursos tecnológicos e perspectivas teóricas voltadas à promoção da equidade e da cidadania no ambiente escolar. Os capítulos iniciais tratam de práticas pedagógicas inclusivas e do papel das tecnologias no processo de alfabetização, especialmente em contextos públicos e regionais do Brasil. Em seguida, a coletânea explora a relação entre literatura, identidade e subjetividade, com destaque para a leitura crítica de obras literárias, e o uso da poesia e da música como ferramentas pedagógicas e de crítica social. A partir da metade da obra, os textos passam a enfatizar questões filosóficas, culturais e curriculares da educação inclusiva, destacando a importância do planejamento pedagógico, o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais e o papel simbólico do ensino religioso. São também discutidas as políticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência, o letramento inclusivo como base para a formação cidadã, o uso de tecnologias assistivas e os desafios da alfabetização de alunos com dislexia.

Características

ISBN 9786554803793
Número de páginas 305
Edição 1 (2025)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Polen
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

José Flávio da Paz; Jarliso da Silva Almeida; Júlio Cezar Rodrigues da Silva; Tereza Cristina Costa da Silva

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; Mestre em Estudos Literários-UNIR; Mestre em Letras-UNIMAR; MBA em Comunicação e Semiótica-Farese; Especialista em Docência no Ensino Superior-FIBH; MBA em Gestão da Educação a Distância-EAD-Faceminas; Especialista em Tecnologias e Educação a Distância-FIBH; Linguística Aplicada-Faceminas; Educação, Gêneros e Sexualidade-Faceminas; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais-Farese; LIBRAS ? TILS: Tradução e Interpretação da Língua Brasileira De Sinais-ISEAT; Projetos Sociais e Politicas Públicas-Farese; Docência com Ênfase em Educação Básica-IFMG; Neurociência e Aprendizagem-ISEAT; Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos-ISEAT; Gestão Pública e Gestão Ambiental-Faceminas; Educação e Sociedade-FAEL; Língua Portuguesa - Redação e Oratória-FAEL; História e Cultura Afro-Brasileira-Futura; Língua, Linguística e Literatura-FBMG; Produção Textual-Faveni; Gestão Escolar Integradora (Adm., Orientação, Inspeção e Supervisão)-FBMG, Teoria da Literatura e Produção de Texto-FBMG; Filosofia e Sociologia-Faveni; Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Futura; Pedagogia Empresarial-Faiara; Alfabetização e Letramento-UCAM entre outras. Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa - UNIFAP e bacharel em Letras/Libras - UFSC. Áreas de interesse e pesquisa: Aspectos comparados da cultura e da literatura afro-brasileira em diálogos interdisciplinares; Didática e Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa: aspectos inter, multi e transdisciplinar; Ensino-aprendizado da Língua e das Literaturas Portuguesas; Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa e da Literatura mediado por TIC?s; Estudo dos gêneros textuais e literários: teorias e práticas; Formação leitora, letramento literário e processo de multiletramento; Leitura de imagem e comunicação não verbal: as funções das imagens no processo de ensino-aprendizagem; Poesia marginal, LGBTQIA+ e de autoria feminina; Produção de material didático com recursos alternativos para o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa baseado nas perspectivas do Método Natural de Ensino; Educação especial e inclusiva; Educação de surdos; Produção, Crítica e Edição de Textos; Semiótica, estética e discurso visual; Variação linguística e mecanismos da Sociolinguística e da Psicolinguística entre outros. Foi Educador Infantil - SEMED/PMN; Professor das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio de 1989 a 2007 na iniciativa privada e SEED/GEA, conciliando a função docente da Educação Básica e do Ensino Superior de 2007 a 2015 na iniciativa privada e pública nas funções de professor substituto, coordenador de polo EaD, professor formador, professor pesquisador e tutor EaD no IFRN, UERN e UFRN, assumindo desde 2016, em caráter de dedicação exclusiva, a função de Professor efetivo do Magistério Superior, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - DLV/UNIR. É Membro do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq; Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia Contemporânea de Autoria Feminina no Norte e no Nordeste do Brasil-UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara dos Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Bolsista/Pesquisador do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Publicações relacionadas
Impresso
R$ 47,97
Impresso
R$ 53,78
Ebook
R$ 31,68
Impresso
R$ 53,99
Ebook
R$ 29,56
Impresso
R$ 50,94
Ebook
R$ 29,56
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários