POR QUE EM VERSOS?

O verso sabe brincar, sabe chorar

Por Neuza Costa Leite de Almeida

Autoajuda, Filosofia, Poesia, Criatividade, Espiritual, Mente & Corpo

Esta página foi vista 535 vezes desde 05/12/2020

Por que em versos? No verso todas as palavras são bem-vindas - não há discriminação. Ele brinca, fala do mistério da vida, fala de amor, das alegrias e tristezas. Ele sabe filosofar (do jeito dele). O verso percorre um caminho diferente da razão, um caminho livre, cheio de encantos, mas quando fala da tristeza, é verdadeiro. Enfim, o verso sabe brincar e sabe chorar.

Poemas abrigam versos que falam direto ao coração daquele que sabe ouvir -- um conhece bem o outro. Uma ressonância perfeita! Daí, a liberdade plena, invejada pela razão. O que diz vem de lugar desconhecido – mistério indecifrável.

Neste livro, realço em versos, sentimentos envolvidos em metáforas para representar aspectos variados sobre a vida, a morte e sobre o amor em sua real natureza. O belo amor romântico entre pares, que se identifica muito com a carência humana – não foi alcançado aqui. As poesias que aconteceram neste livro tendem à transcendência da matéria para se confortar na beleza do abstrato e misterioso.

Ao longo do espaço e tempo em que essas poesias foram criadas, houve, como é natural, influências externas diversificadas, próprias da vida, resultando na dicotomia brincar e chorar. Dessa forma, o livro foi desenhado para mostrar cada aspecto separadamente. Na primeira parte do livro – PORQUE O VERSO SABE BRINCAR, estão as poesias-fantasias cujas brincadeiras induzem à dúvida e onde até a saudade é feliz. Na segunda parte – PORQUE O VERSO SABE CHORAR, há lamento -- e até a saudade ali é triste.

ISBN 978-65-001-3418-6
Edição 1 (2020)