Introdução
A comida filipina é uma das menos conhecidas de todas as cozinhas do Sudeste Asiático. Fortemente influenciado pela presença histórica de espanhóis, chineses e americanos, carece da identidade nacional singular que caracteriza a alimentação de outras nações. Qualquer menção à comida filipina provavelmente deixaria em branco a maioria das pessoas que não conseguem associá-la a nenhum prato em particular. O que é isso? Qual o sabor disso? Como se cozinha?
No entanto, é precisamente essa qualidade indefinível, esse véu de mistério que a envolve, que torna a comida filipina uma descoberta interessante.
Imagine um ensopado de carne lentamente amaciada, seu molho engrossado por uma longa e paciente fervura, enriquecida com os sabores de azeite e queijo ralado. Ou uma panela de legumes do quintal cozidos em pasta de camarão e um pouco de alho, guarnecidos com pedaços de carne de porco em cubos. Ou um parfait de frutas tropicais e feijão, adoçado com açúcar e leite e coberto com gelo picado. Estes, e muito mais, fazem parte do repertório do cozinheiro filipino. Eles mostram a diversidade da culinária filipina - da Caldereta, de influência espanhola, ao Pinakbet indígena, à mistura Halo-halo de inspiração asiática.
Essa diversidade também se reflete na grande variedade de ingredientes usados na culinária filipina. Enquanto alguns pratos podem exigir a aplicação liberal de azeite espanhol, outros são mais orientais no uso de condimentos asiáticos, como molho de soja e pasta de camarão. Além disso, esses condimentos não são apenas usados durante o processo de cozimento; muitas vezes eles também são servidos à mesa como dips, para que os comensais possam personalizar o sabor dos pratos de acordo com seus próprios gostos.
Muitos pratos filipinos também são caracterizados por molhos pesados. Embora isso possa parecer estranho para alguns, para os filipinos faz todo o sentido. Os molhos em um prato são frequentemente usados para suavizar e dar sabor ao arroz com o qual o prato é comido. Assim, pratos como o Estofado raramente são servidos secos. Esses molhos são para os filipinos o que o molho é para os americanos ou europeus.
Com o advento da globalização, muitos filipinos estão agora mais conscientes da culinária de outros países. Os aparelhos modernos também tornaram cozinhar uma tarefa muito mais fácil do que há um século. No entanto, enquanto hambúrgueres e massas às vezes podem ser preparados na cozinha filipina contemporânea, mais frequentemente são os pratos filipinos padrão que governam. Sempre haverá Adobo, Menudo e molho de peixe, pasta de camarão e molho de soja em uma cozinha filipina, seja no clima urbano de Manila ou no terreno acidentado de Abra.
Esta coleção de receitas apresenta pratos filipinos autênticos como seriam cozinhados em uma casa filipina. Muitos são os favoritos da minha própria família; todos foram testados na cozinha e são representativos da verdadeira cozinha filipina, em toda a sua diversidade, simplicidade e complexidade. Eles são uma descoberta mágica da comida de um povo resiliente que, ao adotar influências estrangeiras, conseguiu criar uma cozinha que é verdadeiramente sua parte ocidental, parte oriental e única e encantadoramente filipina.
Número de páginas | 106 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.