Programa de Treinamento +C.A.L.M.A.

Seu diário estoico para conquistar +calma e foco

Por Simone Grohs

Saúde Mental, Psicologia Fisiológica, Psicologia Cognitiva, Psicologia, Filosofia

Esta página foi vista 247 vezes desde 30/12/2023
Coloração

Segundo dados do Google Trends, somos o país com maior interesse de busca pelo tema ansiedade nos últimos 12 meses. O Trends também mostra que março de 2023 foi o mês com mais buscas sobre o tema no Brasil desde o início da série histórica do Google, em 2004.

Em nossa prática profissional, observamos que as pessoas desejam muito mais do que livrar-se da ansiedade. Elas desejam ser mais calmas, aprender a lidar com os desafios da vida com naturalidade, sem adoecer ou gastar muita energia. A proposta desse livro é direcionada para esse público. É um guia de autoconhecimento a partir da Psicologia, da Filosofia Estoica e dos conhecimentos neurocientíficos para viver e relacionar-se melhor. É um treinamento, um convite para comprometer-se com o desenvolvimento pessoal diariamente, sem diagnóstico ou soluções mágicas.

Para isso, utiliza-se de estratégias que incentivam a leitura e reflexão, a escrita terapêutica e a prática da respiração consciente, procurando contemplar diferentes maneiras de alcançar a mudança do padrão psicofisiológico e comportamental. O leitor e praticante pode saborear essa jornada de autoconhecimento de acordo com aquela estratégia que lhe parecer mais útil.

O conteúdo do diário foi aplicado e validado a partir do programa de treinamento Way2Flow para desenvolvimento de resiliência e gerenciamento do estresse, elaborado para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Neurociência da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo em 2021-22.

O programa também passou por avaliações e mentorias em outras instituições, visando qualificá-lo para atender a um número maior de pessoas. Os resultados nos motivaram a criar treinamentos, como deste livro, +Calma para provas, Forças de Caráter e outros temas.

O objetivo que queremos alcançar é tornar esse conhecimento acessível, ao mesmo tempo em que estimulamos as pessoas a acreditar em si mesmas, como agentes de mudança de sua realidade e da sociedade.

Edição 1 (2023)