PSICANÁLISE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por Emilio Figueira

Psicologia, Medicina, Educação

Esta página foi vista 229 vezes desde 21/11/2023

Esta obra aborda em sete ensaios, a psicanálise da corporalidade na deficiência, destacando o legado de Pierre Fédida. Ao abordar considerações sociais sobre corpos com deficiência, desafiar a negação da deficiência e mergulhar na identidade e sexualidade, diferenciando deficiência real e imaginária. Examina as contribuições de Maud Mannoni à inclusão, explorando suas ideias sobre as relações mãe-filho e a subjetividade da criança com deficiência.

Aprofunda-se na escuta como acesso à verdade individual, abordando temas como o espectro autista e o direito à fala na deficiência intelectual. Utilizando conceitos como o estágio do espelho de Lacan, analisa a posição débil na educação inclusiva e o enfrentamento do complexo de inferioridade na autoestima, conectando-o ao pensamento de Freud. Explora a expressão artística e criativa em meio às limitações e enfrenta o tema do racismo e ódio em um contexto de mudanças sociais no Brasil. Uma leitura fundamental para compreender a complexidade e singularidade da experiência das pessoas com deficiência.

Edição 1 (2023)
Idioma Esperanto

Emilio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Militante das questões referentes às pessoas com deficiência desde a década 1980, nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, autor de uma vasta produção científica como psicólogo e psicanalista, tendo cinco pós-graduações e dois doutorados. Como escritor tem uma variada obra em livros impressos e digitais, passando de setenta títulos lançados, peças teatrais e roteiros audiovisuais.