No contexto educacional, o cuidado de si refere-se a práticas e estratégias que promovem o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos estudantes, além de cultivar sua autonomia, autenticidade e autoconhecimento.
Uma perspectiva centrada no cuidado de si na educação contemporânea reconhece a importância de ir além do ensino de conteúdos acadêmicos, valorizando o cuidado com as dimensões subjetivas dos estudantes. Isso envolve criar ambientes seguros e inclusivos, nos quais os estudantes se sintam apoiados emocionalmente, que tenham espaço para expressar suas emoções e pensamentos, e sejam encorajados a desenvolver um senso de identidade saudável.
Para além disso, o cuidado de si na educação contemporânea busca incentivar os alunos a se envolverem em práticas de autocuidado, como a promoção da saúde física e mental, o estabelecimento de limites saudáveis, a prática de habilidades de autorregulação emocional e o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis.
Esta noção do cuidado de si quando trazemos para a educação podemos relacionar ao estímulo à autonomia e à responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem. Os educadores podem fomentar a reflexão crítica, o pensamento independente e a capacidade de tomar decisões informadas, encorajando os alunos e alunas a se tornarem pessoas ativas em seu próprio desenvolvimento.
Número de páginas | 73 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A4 (210x297) |
Acabamento | Brochura s/ orelha |
Tipo de papel | Polen |
Idioma | Português |
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