Revista Olhares Docentes - v.2, n. 3

Por FAEC

Educação, Não Ficção

Esta página foi vista 379 vezes desde 25/10/2019

A Sociedade da Informação representa uma realidade inexorável. Obviamente, diante da facilidade de obtenção de informações, o papel do professor, antes concebido como o de detentor do conhecimento, passa a ser questionado. Isso não significa que a figura do professor vá desaparecer ou mesmo perder importância, muito pelo contrário, significa que, diante da dificuldade que os alunos encontram em lidar com o excesso de informação, a presença do professor se torna ainda mais necessária, para ensiná-los a aprender e a organizar os seus conhecimentos. Isso implica uma mudança de conceito para a docência, que ainda não foi incorporada à formação de professores, pelo menos, tal como tem sido realizada no Brasil.

É sabido que, enquanto laboratório de relações sociais, a Escola reproduz dinâmicas, contextos e práticas que brotam, usualmente, da sociedade que a circunda. As mudanças ocorridas na sociedade podem ser sentidas, até com alguma antecedência, na sala de aula, pois a classe não apenas mimetiza, mas, sobretudo, traduz e incorpora até as menores ondulações geradas no tecido social. Desse horizonte, a Educação contemporânea passa por um processo necessário de reestruturação e reinterpretação do seu papel na sociedade. Os seus objetivos têm sido revistos, tanto no plano teórico quanto no cotidiano das instituições. Naturalmente, estas novas concepções se estendem à formação docente, mas esbarram num modelo de docência que teima em adotar posturas ortodoxas, ignorando as revoluções de costumes, de posturas e de sensibilidades que ocorrem fora dos muros da Escola.

É com vistas a auxiliar o processo de renovação docente, para a Educação do Novo Milênio, que a Revista Olhares Docentes apresenta o seu terceiro volume, sempre diante do desafio de se aprimorar, física e conceitualmente. Acreditamos que o papel do professor tem se transformado, buscando adaptar-se às novas demandas que a onipresença das tecnologias de informação e as vertiginosas mudanças sociais impõe ao seu cotidiano. Assim, procuramos entregar, aos professores que compõem o nosso quadro de autores e de leitores, um mosaico de conhecimentos que os atualize e os desperte para a produção científica, no campo educacional.

Assim, desejamos boa leitura e muitas reflexões!

Edição 1 (2019)
Acabamento Brochura s/ orelha