REVOLUÇÃO COMPUTACIONAL NO BRASIL:

AVANÇOS RECENTES NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Por João Marcelo da Cunha Gomes,Léslie de Oliveira Castro,Maria Júlia de Moraes Chabregas França

Educação, Didáticos

Esta página foi vista 240 vezes desde 30/07/2023

A ciência da computação tem desempenhado um papel fundamental na transformação do mundo moderno, impulsionando avanços tecnológicos e inovação em diversas áreas. No Brasil, não é diferente. Nos últimos anos, o país tem sido palco de uma revolução computacional notável, com avanços significativos na ciência da computação e uma crescente conscientização sobre a importância dessa área para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico.

A ciência da computação no Brasil tem se destacado em várias frentes, desde a pesquisa acadêmica até a aplicação prática em diferentes setores da sociedade. Universidades e instituições de pesquisa brasileiras têm sido pioneiras em pesquisas de ponta, explorando novas fronteiras em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência de dados, segurança cibernética, computação em nuvem e muito mais.

A revolução computacional no Brasil vai além da pesquisa e do desenvolvimento. Ela tem impacto direto na sociedade, gerando oportunidades de emprego, impulsionando a economia digital e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. Novas soluções tecnológicas estão sendo desenvolvidas para enfrentar desafios locais, como o uso de tecnologias de informação para melhorar a gestão de serviços públicos, a criação de startups inovadoras que utilizam dados para impulsionar negócios e a aplicação de tecnologias emergentes para melhorar a sustentabilidade ambiental.

Este livro busca apresentar uma visão abrangente dos avanços recentes na ciência da computação no Brasil. Desde pesquisas pioneiras até aplicações práticas de tecnologias computacionais, exploraremos como a computação está moldando o cenário brasileiro e impactando positivamente a sociedade.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha