Samuel Lima da Silva
José Pereira Filho e José Flávio da Paz (Orgs.)
Código do livro: 373543
Categorias
Literatura Nacional, Crítica Literária, Artes
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 76 vezes desde 13/05/2021
Versão
impressa
R$ 55,80
Valor total:
R$ 55,80
Versão
ebook
R$ 35,95
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 55,80
Este livro pode estar à venda na:
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Definida por Massaud Moisés em seu Dicionário de termos Literários (1974, p.382) como “todo escrito destinado a informar acerca do conteúdo de uma obra”, a resenha, segundo o autor, “via de regra é publicada em jornal” e “não dispensa o julgamento crítico”. Normalmente é curta e sintética, daí muitas vezes ser confundida com o resumo e, de uns tempos para cá, está perdendo o prestígio enquanto texto acadêmico nas universidades brasileiras, salvo raríssimas exceções como esta que se apresenta agora neste livro intitulado Resenhas Literárias e que serve de exemplo para muitas outras instituições de ensino superior.

Os professores da UNEMAT Samuel Lima da Silva e José Pereira Filho, organizadores, recebem aqui nossos cumprimentos por essa iniciativa, a de publicar um livro de resenhas que foram produzidas nas entranhas do PPGEL da instituição em 2020.2, enquanto resultante dos trabalhos apresentados pelos doutorandos e mestrandos do programa, na disciplina Metodologia Científica.

Não se confunda aqui a resenha com a “recensão”, que segundo o mesmo Massaud Moisés, distingue-se da resenha “pela maior extensão, objetividade no exame dos problemas e pelo suporte documental” (1974, p.382) que se apresenta em maior volume e em maior diversidade. A resenha, como se observará pela leitura do livro, é menos minuciosa e técnica que a recensão, adentrando mais à esfera da linguagem crítica que reconhece e aponta valores em uma determinada obra.

Trata-se de uma publicação que totaliza a divulgação de doze textos de 13 alunos sobre os mais variados livros e temas de relevância indiscutível, desde a literatura da tradição, aqui representada pelo texto da mestranda Simeire da Silva Santos que apresenta ao leitor o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, até a mais recente e mais distante do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, como a resenha publicada sobre Márcia Dias e seu livro Onde mora a poesia?: palavrinhas para crianças de todas as estações (2020) que recebe a assinatura do professor e mestre na área José Flavio da Paz, atualmente concluinte de doutoramento na mesma instituição e no mesmo programa de pós-graduação.

Outros onze professores e ex-alunos do programa subscrevem suas resenhas dentro desta concepção de texto de relevância que apresenta ao leitor uma obra ou um tema e que o faz de forma crítica, sintética e objetiva, como cabe ser a resenha crítica em sua dimensão, são eles: Donizete Aparecido Lopes, Natália Marques da Silva. Adeilton Alexandre da Silva, Adrieli Ferreira Nogueira, Liliane Lenz dos Santos, Luciana Raimunda de Lana Costa, Izabel da Silva Ricci, Luciane Rodrigues Santos, Joely Coelho Santiago e Priscila Darolt, que discorrem sobre autores e temas plurais, com os textos seguindo seus propósitos de propiciar ao leitor um conhecimento crítico acerca da obrs ou do tema em questão.

Tudo pode ser matéria de um livro de resenhas ou de uma resenha e é isto que faz este livro, apresenta uma variedade de situações típicas de um produto final de trabalho que resgata e recoloca em destaque um gênero de escrita crítica capaz de atrair ou de criar em seu leitor a repulsa por determinada obra ou tema que por ventura venha a ler. Os objetos dessas leituras são, portanto, diversificados em virtude da natureza da publicação e de sua origem, enquanto reunião de trabalhos produzidos durante uma das disciplinas do curso do Mestrado/Doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Por isso deixo aqui o meu convite a você, leitor, para adentrar neste universo crítico que de forma sintética nos faz antevê a obra e suas nuances de maneira a nos afastar ou atrair para os braços dela, abrindo nossos caminhos no sentido de descobrir o que buscamos enquanto leitores e estudiosos. Vamos, sim, adiante, vamos ao livro e ao mundo das apresentações.

Características
ISBN 9786589761105
Número de páginas 126
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Polen

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor
PPGEL/UNEMAT

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; Mestre em Estudos Literários-UNIR; Mestre em Letras-UNIMAR; MBA em Comunicação e Semiótica-Farese; Especialista em Docência no Ensino Superior-FIBH; MBA em Gestão da Educação a Distância-EAD-Faceminas; Especialista em Tecnologias e Educação a Distância-FIBH; Linguística Aplicada-Faceminas; Educação, Gêneros e Sexualidade-Faceminas; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais-Farese; LIBRAS ? TILS: Tradução e Interpretação da Língua Brasileira De Sinais-ISEAT; Projetos Sociais e Politicas Públicas-Farese; Docência com Ênfase em Educação Básica-IFMG; Neurociência e Aprendizagem-ISEAT; Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos-ISEAT; Gestão Pública e Gestão Ambiental-Faceminas; Educação e Sociedade-FAEL; Língua Portuguesa - Redação e Oratória-FAEL; História e Cultura Afro-Brasileira-Futura; Língua, Linguística e Literatura-FBMG; Produção Textual-Faveni; Gestão Escolar Integradora (Adm., Orientação, Inspeção e Supervisão)-FBMG, Teoria da Literatura e Produção de Texto-FBMG; Filosofia e Sociologia-Faveni; Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Futura; Pedagogia Empresarial-Faiara; Alfabetização e Letramento-UCAM entre outras. Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa - UNIFAP e bacharel em Letras/Libras - UFSC. Áreas de interesse e pesquisa: Aspectos comparados da cultura e da literatura afro-brasileira em diálogos interdisciplinares; Didática e Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa: aspectos inter, multi e transdisciplinar; Ensino-aprendizado da Língua e das Literaturas Portuguesas; Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa e da Literatura mediado por TIC?s; Estudo dos gêneros textuais e literários: teorias e práticas; Formação leitora, letramento literário e processo de multiletramento; Leitura de imagem e comunicação não verbal: as funções das imagens no processo de ensino-aprendizagem; Poesia marginal, LGBTQIA+ e de autoria feminina; Produção de material didático com recursos alternativos para o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa baseado nas perspectivas do Método Natural de Ensino; Educação especial e inclusiva; Educação de surdos; Produção, Crítica e Edição de Textos; Semiótica, estética e discurso visual; Variação linguística e mecanismos da Sociolinguística e da Psicolinguística entre outros. Foi Educador Infantil - SEMED/PMN; Professor das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio de 1989 a 2007 na iniciativa privada e SEED/GEA, conciliando a função docente da Educação Básica e do Ensino Superior de 2007 a 2015 na iniciativa privada e pública nas funções de professor substituto, coordenador de polo EaD, professor formador, professor pesquisador e tutor EaD no IFRN, UERN e UFRN, assumindo desde 2016, em caráter de dedicação exclusiva, a função de Professor efetivo do Magistério Superior, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - DLV/UNIR. É Membro do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq; Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia Contemporânea de Autoria Feminina no Norte e no Nordeste do Brasil-UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara dos Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Bolsista/Pesquisador do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários