Ser Homem

Por Dr. Cristiano Rodrigues

Saúde Mental, Desenvolvimental, Psicologia, Mensagens

Esta página foi vista 723 vezes desde 17/12/2021

O Homem é considerado um ser singular, único e feito a imagem e semelhança de Deus, é biopsicossocial e espiritual de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), e dentro dessa constituição do homem podemos fazer uma leitura de vários ângulos e de diferentes aspectos.

Afim de se fazer um apanhado desse tempo, é observado que a masculinidade tem-se demonstrado suprimida diante de uma sociedade que busca nomear todos os males e remediar o que nos deixa desconfortáveis.

A OMS constata que 80% das doenças psicossomáticas são de cunho emocional. Depressão é um termo utilizado na psiquiatria para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza. A palavra "depressão" vem do latim depressio, de deprimere, que significa “apertar firmemente", "para baixo”.

A presente obra se origina a partir de experiências profissional, baseada em vários casos de pacientes com diagnósticos de depressão e outras psicopatologias, durante o período da pandemia da Covid-19. Diante dos fatos relatados e vivenciados pelos pacientes, é possível perceber a dificuldade de convívio existente entre as pessoas. Durante esse período, famílias tiveram a oportunidade de conviver por mais tempo juntas, conhecendo realmente um ao outro, tendo que lidar com as alegrias, tristezas e problemas, enfim, tendo que se reinventar apesar dessa nova realidade.

Toda essa experiência foi nomeada como um Projeto Divino, que carinhosamente tenho caracterizado como uma Fênix, que é uma ave que consegue renascer das cinzas e consequentemente dar continuidade a sua vida. A busca por chaves da mitologia grega é com o intuito de sinalizar a necessidade em arquivar acontecimentos e também na tentativa de encontrar um meio criativo para ressignificar essas experiências de vida.

A Psicanálise contemporânea tem lidado com muitos casos típicos de depressão, uma vez que houve um surto no desenvolvimento de psicopatologias nas pessoas devido à crise sanitária em que estamos vivendo. O surto está proporcionalmente ligado a desfechos provenientes da pandemia, as pessoas estão convivendo mais tempo em família, estão com a vida social diminuída, tiveram perdas de entes queridos, dentre outros fatores. Todas essas realidades eram situações raras, que no momento muitos se encontram com dificuldades para lidar pois, vivia-se ilhado, cada um em seu universo particular amparados pela era da tecnologia e informação, e todos gozavam de uma vida aparentemente ¨normal¨, sem a privação de nenhum direito. Com o objetivo de auxiliar o indivíduo nesse momentos tão complicados, é valioso destacar o quanto é importante que as pessoas façam análise, essa ferramenta permite que você vá além do autoconhecimento, que também pode te libertar e desencadear uma forma de até desconhecer-se.

De acordo com a neurociência, temos um órgão chamado cérebro que possui uma neoplastidade fantástica, ou seja, consegue fazer novas sinapses neuronais a partir do processo de criação e repetição. Segundo as ciências biológicas, há estudos que comprovam que o corpo humano é uma máquina perfeita. Quando nosso pH sanguíneo (potencial hidrogeniônico) está mais alcalino, em torno de 7,35 a 7,45, o corpo começa a produzir saúde, uma vez que entra num processo de auto cura. Outros estudos realizados sobre física quântica, dizem que através do processo de criação executada no lobo frontal conjuntamente com o sistema límbico, podemos criar uma nova realidade seja ela qual for, pois une a capacidade de criação, imaginação e as áreas responsáveis pelos sentimentos e sensações.

Na ciência do bom viver o homem deve tentar se manter em equilíbrio, ou seja, ter uma vida qualificada com embasamento no remédio de Deus que é dividido em 8 doses, são elas: dormir e acordar cedo, tomar sol, fazer exercícios físicos, respirar ar puro, ter temperança, ter discernimento daquilo que te faz bem, alimentação saudável e o principal, confiança em Deus. Ser homem no mundo pós moderno contemporâneo é uma questão de escolha, é escolher bater de frente com a cultura dos enlatados, com as drogas licitas, com seu papel original, com sua sexualidade e sua potência.

De acordo com os escritos bíblicos o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e existem duas virtudes divinas herdadas do Pai, que são: autoridade e eternidade. É muito importante não procrastinarmos contra os cuidados da saúde mental e psicológica, o que torna indispensável olharmos verdadeiramente para dentro do nosso ser e tentar nos resolver. Se faz necessário viver e ser homem nesses tempos atuais, encarando e superando fragilidades e dificuldades do SER HOMEM, que permeiam desde a impotência até potência do homem. Contudo, caro leitor, lhes convido a fazer a seguinte reflexão: ¨ O que é Ser Homem no mundo contemporâneo? ¨.

Edição 1 (2021)