Sobrevivendo na ciência

Um pequeno manual para a jornada do cientista

Por Marco A. R. Mello

Educação, Didáticos, Ciência

Esta página foi vista 798 vezes desde 31/03/2021
Acabamento

Este é um livro com conselhos práticos para graduandos e pós-graduandos que desejam tornar-se cientistas, além de conselhos voltados para recém-doutores que estão começando a fase independente da carreira acadêmica. O livro nasceu de uma compilação de versões revistas e atualizadas dos melhores textos publicados no blog “Sobrevivendo na Ciência”, além de textos inéditos. Os textos foram organizados em uma sequência que reflete as etapas da formação de um cientista profissional, tendo como inspiração a “Jornada do Herói”, como elaborada por Joseph Campbell.

ISBN 978-15-204-0381-6
Edição 1 (2017)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Polen

Marco A. R. Mello

Imagine um mundo onde os sistemas ecológicos fossem um quebra-cabeça e as peças estivessem espalhadas por uma imensidão de dados e ideias. É aqui que eu entro. Como biólogo com doutorado em ecologia e alumnus da Alexander von Humboldt-Stiftung, Alemanha, trabalho como professor associado na Universidade de São Paulo, Brasil, onde me especializei em síntese ecológica. Minha missão é desvendar as regras ocultas de montagem de sistemas ecológicos formados por interações entre espécies. Os morcegos sempre foram meu principal modelo de estudo, embora também realize pesquisas sobre muitos outros organismos. Meu trabalho é parecido com o de um detetive, reunindo fragmentos dispersos de informações, conectando os pontos entre os dados e as ideias, com o objetivo de revelar o quadro geral. Mas meu trabalho não para por aí. Como educador, dedico-me a formar jovens cientistas e tornar o conhecimento científico acessível a todos.

Sobrevivendo na Ciência: https://marcoarmello.wordpress.com