TEODICÉIA

A desconstrução do deus filosófica através da própria filosofia

Por Marcos Dias

Filosofia / Religião, Antigo, Clássico E Medieval, Teologia, Seitas e Heresias

Esta página foi vista 110 vezes desde 31/07/2024
Coloração

Essa obra intitulada “TEODICÉIA, a desconstrução do deus filosófico através da própria filosofia”, precisa ser compreendida no seu próprio tom, assim o resumo da essência desse livro, bem como a ligação com a trilogia anterior precisa ser compreendida.

Após o sucesso da trilogia composta por Deus em Morphe, Monoteísmo Absoluto e Trinitas, surge uma nova obra de Marcos Dias, intitulada Teodicéia. Este novo livro caracteriza-se por um tom filosófico e busca conduzir os leitores a uma reflexão profunda sobre questões fundamentais, particularmente aquelas envolvendo a lógica e a razão aplicadas ao conceito de Deus na visão trinitariana. Publicar um trabalho que se afasta das análises históricas e teológicas para abraçar a filosofia é um passo ousado, oferecendo uma nova camada de entendimento que complementa a trilogia essencial para qualquer estudioso ou entusiasta do tema.

A TRILOGIA ANTERIOR: UMA FUNDAMENTO ESSENCIAL

Deus em Morphe: O início desta jornada literária, que começou com Deus em Morphe, exploramos as ramificações históricas da teontologia, abordando questões como a Trindade, Monarquianismo Modalístico, Arianismo, Biteísmo, Marcionismo e outras. Este livro não apenas compara estas linhas teológicas entre si, mas também analisa quais possuem real embasamento bíblico e histórico, tornando-o essencialmente devocional e informativo.

Monoteísmo Absoluto: O segundo volume, Monoteísmo Absoluto, adota um tom acadêmico e funda-se na exegese e hermenêutica bíblica, associadas à historicidade. A obra visa decifrar textos sagrados e interpretar a verdadeira essência teológica que eles carregam, sustentando uma abordagem rigorosa e metodológica própria do cenário acadêmico.

Trinitas: Por fim, Trinitas apresenta uma introdução reflexiva às questões trinitárias. Abordando sobre o surgimento da expressão trinitas e seu real significado na proposta original. Esse livro também foca nos problemas basilares e objetivos relacionados ao conceito da Trindade, este livro busca esclarecer pontos controversos e estabelecer um entendimento claro e refletido sobre o tema demonstrando que a expressão trinitas nunca significou na sua origem a existência de três pessoas coiguais coeternas que formam um deus, mas apenas que Deus agia de maneira tripla, mas nunca trina.

Teodicéia: A nova fronteira filosófica

Em contraste com os livros anteriores, Teodicéia oferece um mergulho profundo no universo filosófico. Enquanto os primeiros volumes posicionam-se sobre fundamentos históricos e bíblicos, esta nova obra confronta a falsa filosofia—definida como a que tenta se sustentar fora da lógica e da razão, especialmente quando aplicada ao conceito de Deus como Trindade.

O Tom Filosófico da Teodicéia

1. Reflexão e Análise: A obra é moldada para instigar o leitor à introspecção, fazendo uso de princípios filosóficos para desconstruir equívocos e falsas premissas sustentadas sem lógica ou razão sólida.

2. Princípios Lógicos e Fundamentais: Cada capítulo busca identificar e examinar princípios lógicos universalmente aplicáveis, traçando uma linha clara entre a verdadeira filosofia, que é ancorada na razão, e as ideologias que falham em manter sua consistência quando submetidas ao crivo lógico.

A NECESSIDADE DA LEITURA SEQUENCIAL

Para uma plena compreensão de Teodicéia, é recomendável que os leitores tenham previamente explorado os três primeiros livros. Esses trabalhos oferecem o pano de fundo necessário, carregado de análises históricas, teológicas, e introduções reflexivas, que preparam o terreno para o entendimento bucólico e lógico da nova obra.

Teodicéia não apenas complementa a trilogia anterior, mas eleva a discussão para um novo patamar, no qual filosofia, lógica e reflexão profunda estão no centro do debate. Esta obra promete proporcionar uma experiência rica, permitindo aos leitores ampliar sua visão e compreensão do divino através de lentes filosóficas. Ao levar em conta o embasamento teológico proporcionado pelos livros anteriores, Teodicéia emerge como um indispensável quarto capítulo nesta série de explorações intelectuais e espirituais.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

Marcos Dias

Melhor dia. Sou pastor, tenho 42 anos, casado, tenho formação acadêmica nas áreas da Psicopedagogia clínica e institucional, Docência e Teologia,. Gosto de escrever, assim o faço por amor, e nunca por fins lucrativos, atualmente já tenho alguns livros lançados, além de bíblias de estudos.

Basicamente tudo que escrevo é para suprir a necessidade da igreja local onde pastoreio, e após isso disponibilizo todo material nesse site. Basicamente todos os meus livros aqui postados não tem margem de lucros ou margens significativas de lucros, visando assim apenas o alcance dos mais necessitados.

Como Pastor, creio que todos os livros que eu escrevi são de extrema importância para a vida espiritual de cada um, esse é meu principal objetivo, não apenas inserir informações a nível acadêmico. mais de fato denunciar os erros dentro do mundo eclesiástico para que você e sua família possa dizer: Eu e minha casa servimos ao Senhor.

Deus abençoe a todos e um forte abraço.