TORÁ

Por MARCO ANTONIO PEREIRA JUNIOR

Direito, Filosofia, Geografia E Historia

Esta página foi vista 4115 vezes desde 01/02/2014

Esta Obra analisa e avalia o sistema cultural hebreu

antigo, compreendido na acepção bíblica nos livros da Torah e a sua análise à luz da filosofia tridimensional do direito e sua corrente axiológica.

Numa abordagem inicial, orientado pela racionalização da idéia e ordenação dos pensamentos expostos, há a explicação das correntes de pesquisas empreendidas para a execução do trabalho científico, bem como as E

explicações iniciais para o entendimento do tema frente às múltiplas contextualidades. Busca-se as conexões ascendentes e descendestes,referentes ao tema, a aproximação dos fenômenos, caminhando para planos cada vez mais abrangentes e suas constatações particulares às leis e teorias.

A investigação de conhecimentos e processos do

passado serviram como norteador para a análise fática dos

costumes e concepções culturais transmutadas em uma

norma positivada.

O direito como fenômeno cultural destaca e caracteriza a experiência do sentir, conseqüentemente há valoração do ser que passa efetivamente a destacar entre o ser o e dever ser.

Tais noções baseiam-se entre a passagem de uma

expectativa valorativa pessoal para a consciência de um

grupo e a sua adoção como meio de conduta.

Esta pesquisa é de grande relevância para os tempos hodiernos, pois traz à baila a contribuição das civilizações grega, romana e hebraica, bem como a importância da Teoria Tridimencional de Miguel Reale, que é, sem dúvida, o parâmetro para a interpretação da norma de maneira a satisfazer as exigências hermenêuticas do ordenamento jurídico.

ISBN 978-85-916858-0-6
Edição 1 (2014)

MARCO ANTONIO PEREIRA JUNIOR

Formado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba; professor nas matérias de filosofia e sociologia; reikiano nível 3-A no sistema Usui; Membro fundador e Past Mestre Conselheiro do Capitulo Demolay Ordem e Progresso nº 480; Autor do livro "Torá, sistema jurídico hebreu antigo e sua compreensão axiológica"