Três Jóias do Budismo

Por Ernesto Bono

Filosofia, Psicologia, Filosofia / Religião

Esta página foi vista 6452 vezes desde 25/02/2013

A doutrina budista se caracteriza por sua alta sabedoria e por sua profunda religiosidade psicológica e epistemológica, como nunca se havia visto antes, sem apelar para um Deus exterior. Sidharta Gautama, o Buda, foi (e é) de fato um homem e um Ser excepcional. Certos seguidores do budismo transformaram Buda no próprio Deus. Juntamente com Laotsé e Chuangtsé,

mestres chineses, Buda foi um dos primeiros que nos alertou a respeito da utilização inconveniente do pensamento. Denunciou os excessos da lógica-razão, que ao invés de aclarar, confundem.

No lugar do Deus externo, ou até mesmo deuses, ele colocou "o querido EU, Senhor e Mestre da Mente, do Coração e da Consciência, e também enfatizou o Dharma ou LEI, se manifestando e dirigindo tudo. . Denunciou como nenhum outro a triste ronda das experiências condicionadas e repetidas (Samsara), que é uma verdadeira prisão e não leva a parte alguma. Só incrementa a dor e a agonia do homem. Como nenhum outro Mestre, para os seres humanos em busca da Libertação, decifrou e aclarou o significado profundo do carma e das reencarções, transformando-as porém em vidas sucessivas, sem ego anímico reencarnante. Alertou sobre o pensamento exacerbado e deixou claro que ele era o causador de todos os males e das respostas cármicas negativas que avassalam o mundo.

Com comentários, ampliações e adaptações ao entendimento da filosofia e da psicologia ocidental, o livro "As Três Jóias do Budismo" discorre sobre as melhores passagens da doutrina budista em si, principalmente certas partes canônicas ligadas ao Budismo Theravada ou Pequeno Veículo, (Primeira Jóia). Também discorre sobre o "Dhammapada", (a Terceira Jóia do budismo). Esta obra é uma verdadeira preciosidade. Uma espécie de Sermão da Montanha muito mais ampliado. Este "Dhammapada" é transcrito em sua totalidade, com comentários e esclarecimentos.quando se fazem necesário

Fala também e principalmente sobre os ensinos do Grande Veículo (ou Mahayana), centralizando-se na Sabedoria das escolas de filosofia e sabedoria mística tipo Madhyamika, Vijñanavada, Yogacara, Sautrantika etc.

Este trabalho finalmente inclui uma pequena grande preciosidade da literatura místico-mundial chamada "A Voz do Silêncio" (a Segunda Joia), totalmente burilada e até mesmo remanejada, para tornar seu entendimento bem acessível e fácil.

Edição 1 (2013)

Ernesto Bono

Sou médico, formado pela UFRGS, em 1968. Sou escritor desde 1965, tendo 12 livros editados, 1 pela Civilização Brasileira, 1 pela Ed.Pallas, 4 pela Ed.Record, 1 Bonopel Edições, 1 pela Zenda Editora, 1 pela Zenda Editorial , 1 pela Fundação Educacional e Editorial Universalista, 1 pela Ed. Rígel e 3 pela Ed. Renascença. Possuo mais 25 livros inéditos, os quais gostaria muito que viessem a ser editados por esta Editora. Além dos livros possuo inúmeros artigos publicados por jornais de Porto Alegre,Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia e Curitiba.. Fui citado pela Revista Planeta, pelo Pasquim, 6º Sentido, Revista UFO. Participo há mais de 6 anos de programas radiofônicos na Rádio Pampa e Rádio Canoas. Compareci inumeras vezs em programas de TV.