VIDA E EXISTÊNCIA

Esta página foi vista 6687 vezes desde 05/01/2011

VIDA e EXISTÊNCIA: FRONTEIRAS do ESPAÇO-TEMPO

FLÁVIO MACEDO CUNHA

A fronteira entre a vida e a morte estaria na forma como a consciência adentra o espaço-tempo? Se o surgimento do universo físico de matéria-energia pode ser descrito como uma aparição do espaço-tempo, o que existiria antes desse evento? Haveria nessa interpretação a possibilidade de uma realidade além espaço-tempo? Essas questões são abordadas neste livro, questionando a forma como aprendemos a conhecer a realidade. Assim, o próprio conceito de real é problematizado, focalizando o modo de conhecer na visão ocidental e oriental e na perspectiva da ciência e da mística. Para fazer essa discussão, tomamos algumas interpretações no campo da física moderna, da cosmologia e da evolução, transitando do microcosmos ao macrocosmos. Nesses dois extremos, onde surgem os limites do espaço-tempo, deparamos também com os limites do nosso próprio ser. No entanto, se conseguirmos ultrapassar esse limite, mediante um salto do nível de consciência, o que essa vivência significaria para nossa compreensão sobre o ser humano, a realidade e a existência de algo além do mundo de matéria-energia? O livro é uma discussão para avaliação dessa possibilidade, é um convite para uma viagem onde novas (e velhas) idéias são apresentadas. Pede-se ao leitor uma postura crítica, reflexiva e disponível para vivenciar o mundo com um olhar aberto para novos horizontes e para uma infinidade de possibilidades que o mundo moderno está nos disponibilizando.

Edição 1 (2009)

FLÁVIO MACEDO CUNHA

Flávio Macedo Cunha

Formação acadêmica: Engenharia Elétrica e Filosofia.