Waldo Vieira: o homem por trás do mito

Por Flávio Amaral

Religião, Filósofos, Não Ficção, Biografia

Esta página foi vista 2622 vezes desde 03/06/2021
Coloração

As opiniões mais comuns a respeito de personagens como Waldo Vieria oscilam entre dois extremos. Para admiradores, é um mestre inigualável, modelo sobre-humano a ser seguido. Para opositores, é líder manipulador e excêntrico de uma seita maluca. Mas ambas opiniões são banais, superficiais.

Elas se originam de um mesmo olhar etnocêntrico. É o olhar que vê o outro, o diferente, como estranho. Para os admiradores de Vieira, a sociedade em geral é o estranho, anômalo, e a conscienciologia (comunidade e doutrina ligadas ao mestre) é o familiar. Para os opositores de Vieira, a sociedade em geral é o que há de familiar, de "normal", e a conscienciologia é o exótico, a aberração.

A intenção deste livro é desbanalizar esse olhar, compreendendo tanto o biografado quanto os movimentos dos quais ele participou como produtos e reflexos da época, e respostas de setores sociais aos problemas em voga.

O centro da presente pesquisa é Waldo Vieira (1932-2015), médico, ex-colaborador de Chico Xavier e fundador da conscienciologia. Mas o livro é útil não apenas para quem esteja interessado diretamente na história do biografado, como também para organizadores e participantes de comunidades intencionais, bem como para o público interessado na história do espiritualismo brasileiro do último século.

ISBN 978-65-002-4103-7
Edição 1 (2021)

Flávio Amaral

Estudante de psicologia, formado em parapsicologia, economia e com mestrado em administração de empresas. Organizei e fui professor de vários temas em grupos espiritualistas, e também tenho uma passagem na militância política.