Mukanza Mágbà

3 publicações

Sobre o autor

Arnaldo Rodrigues Neto (Mukanza Màgbá Ayrà), casado, nascido no mês de janeiro de 1965 no Município de São Paulo - SP. É filho de Ayrà e militar R/1 do Exército Brasileiro.
Respeita todas as religiões e quando convidado não deixa de participar de eventos das mesmas. Teve como sua primeira religião o Catolicismo, porém nunca foi praticante da mesma, apenas batizado.
Começou a frequentar a Umbanda aos 4 anos de idade, onde permaneceu por 44 anos.
No ano de 1998 esteve pela primeira vez em Salvador - BA para consultas com uma senhora que praticava um misto de Candomblé, Umbanda e Kardecismo.
No ano de 2011 foi convidado a se retirar do terreiro de Umbanda que frequentava por relatar fatos que o incomodavam a respeito de atitudes não condizentes com alguns médiuns e Entidades que frequentavam aquele terreiro.
Sentiu então que os Orixás estavam lhe apontando um caminho.
Passou então a visitar Casas de Candomblé no estado de São Paulo e realizando viagens frequentes ao estado da Bahia, para conhecer o Candomblé no seu berço, visitando várias cidades e Roças de diversas Nações para tomar ciência do seu destino religioso e para um melhor conhecimento do idioma Yorùbá.
Teve a grata oportunidade de presenciar a igualdade nos cultos, conhecimentos e jogos divinatórios nos Candomblés da Bahia, desde a casa mais humilde até a mais famosa.
Fez várias consultas a diversos Bàbálorixás e Ìyálorixás para confirmar o Orixá dono da sua ori, principalmente na Bahia, e o resultado era sempre o mesmo.
Esteve a poucos dias de ser iniciado na casa da Ìyálorixá Ambrosina, em Catu - BA, uma casa muito antiga, talvez uma das casas mais antigas de Candomblé do Brasil, porém mais uma vez os Orixás mostraram que lá não era o seu destino.
Em abril de 2013 entrou definitivamente para o Candomblé, na Ilê Axé Alá Deí, em Mata de São João - BA, que tem como Zeladores o Bàbálorixà Daniel de Oxalufãn e o Bàbálaxé Paulo de Ayrà, este primeiro o seu pai. Foi suspenso por Óxóssi no mesmo ano e confirmado em fevereiro de 2014, onde recebeu o cargo de Odjú Óba, após 1 ano de iniciação de sua esposa na mesma casa pelo Babálaxé Paulo de Ayrà, onde são completamente felizes e realizados na religião.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Biografia bem definida