Gênese da Maçonaria no Brasil

Por Ricardo B. Buchaul

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Não Ficção

Esta página foi vista 14569 vezes desde 29/01/2011

Grandes nomes da Ordem – autores contemporâneos e historiadores modernos – escreveram sobre a criação do Grande Oriente do Brasil (GOB) e sobre a história da Maçonaria, a partir desse importantíssimo marco da escalada maçônica no Brasil. Nossa modesta pretensão, no entanto, foi abordar a história anterior ao GOB e, desse modo, deitar os olhos um pouco mais sobre o passado e, dentro desse processo histórico, contextualizar as diversas movimentações ocorridas pelo mundo ocidental de então, desde a Idade Média, a colonização portuguesa, os movimentos nativistas no Brasil, as revoluções americana e francesa, suas origens e as primeiras manifestações maçônicas individuais, as academias literárias e as sociedades secretas, as primeiras Lojas Maçônicas em solo brasileiro e, finalmente, aquela fase imediatamente anterior à fundação do Grande Oriente do Brasil. Este é, portanto, um livro de História do Brasil com os olhos na Maçonaria.

Edição 1 (2011)

Ricardo B. Buchaul

Alfarrábios da Maçonaria: alfarrabiosdamaconaria.blogspot.com/

é simples desse jeito: semvaga.blogspot.com/