A PRÁTICA MINISTERIAL NO COTIDIANO

A PRÁTICA MINISTERIAL

TEOLOGIA PASTORAL

INTRODUÇÃO:

O tema que me propus abordar, é basicamente, o assunto conhecido como teologia pastoral.

Minha abordagem porém, será diferenciada da forma tradicional com geralmente se apresenta a matéria. Talvez um tanto original em seu modelo, ainda que o conteúdo em si, traga poucas novidades.

Procurando ser objetivo, talvez em alguns momentos serei taxado de rude. Mas se conseguir chocar os leitores e estudiosos é exatamente o que desejo fazer “Impactar”.

Cortar fundo para “marcar”, Cicatrizes fundas deixam lembranças permanentes.

Gostaria que os conceitos aqui ensinados ou repassados, fiquem para sempre na mente e coração dos futuros ministros, ao menos até que a labuta árdua da vida ao longo do caminho, se lhes apresente “conceitos melhores” ,afinal não tenho pretensão de ser o finalista deste assunto tão importante e ao mesmo tempo delicado.

Delicado porque envolve a participação de terceiros, tais como a família, a igreja e a sociedade em geral “Afinal o pastor zeloso, terá por congregação o mundo.

A base principal de nossa atenção e estudo é a Epístola de Paulo a Timóteo, correlacionadas com as demais epístolas Pastorais: 2 Timóteo, a epístola de Tito, onde se encontra de forma singular os ensinamentos apostólicos sobre o assunto.

Claro que vamos percorrer muitos outros passos das Escrituras. Também não desprezaremos outros autores que falaram com propriedade sobre o assunto.

Mas a Base de nosso Estudo será as “Pastorais” Principalmente 1 Timóteo, de onde sacaremos , da vida e dos ensinamentos de Paulo, orientações, princípios e normas que nos ajudarão a melhor desempenhar “o não muito glorioso” mas árduo trabalho que o Senhor colocou em nossas mãos.

Digo não muito glorioso e “explico”, pois normalmente quando a culpa não for do diabo, será do pastor.

E a de ser que ao fim de nossa jornada, possamos ouvir do Senhor:

Bem está servo bom, e fiél.

fostes fiél no pouco, sobre o muito te colocarei (Mt 25.21)

FAÇAMOS UM EXAME GERAL DAS CARTAS E DO AUTOR.

*AS CARTAS PASTORAIS.

Desde o início do século XVIII (18), 1 e 2 Timóteo e Tito tem sido designadas epístolas pastorais.

Embora não completamente adequada, essa designação indica a natureza prática do assunto tratado nessas epístolas. Timóteo um pastor Jovem e ainda sem experiência, foi deixado pastoreando a importante igreja de Éfeso. Paulo seu mentor e pai espiritual escreveu para encorajá-lo e instruí-lo em relação a assuntos práticos, do cotidiano como a adoração pública, as qualificações dos oficiais da igreja e a confrontação do ensino falso na igreja.

Dá instruções igualmente importantes acerca das relações com os diversos grupos, incluindo as viúvas, os anciões os escravos, e os falsos mestres.

Razão pela qual primeira Timóteo contém muita informação acerca dos problemas da igreja em desenvolvimento nos primeiros séculos da era cristã. A epístola revela do início ao fim, o apreço e calor pessoal do apóstolo Paulo em favor de seu filho na fé, e a “Ênfase” que Ele propunha sobre a grande qualificação do ministro , “A piedade” (Bíblia vida nova, pág. 321)

{Piedade: 1)- Amor pelas coisas divinas, 2)- integridade na fé ou religião, 3)- Eloquência e comunicabilidade ,capacidade de convencer }

FINALIDADES EXPRESSAS ( primeira epístola a Timóteo.

a)- As falsas doutrinas e o evangelho da graça

O bom combate

3 Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa,

4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé...

5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;

6 das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos, (versão Biblia eletrônica Cap 1.3-6 )

b)- 14 Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve,

15 para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.

Edição 1 (2017)

Pr.Carlos Augusto Prates de Menezes

BACHAREL EM TEOLOGIA

PASTOR E ESCRITOR

Biography

Nascido na cidade de Rosário do Sul,no Estado do Rio grande Do Sul na fronteira oeste em1966, ficou orfão de pai e mãe quando tinha 16 anos (1982).

casou -se com Andrea Dias, quando tinha 21 anos (1987) em Bagé,Rs.

Morou em Rosário, Alegrete ,Santa Maria,Bagé,livramento,são Leopoldo,Portão do sul,

Praia Grande, Sc ,toledo,PR, Primeiro de Maio.PR, e atualmente em União da Vitória ,PR.

completou 28 anos de feliz matrimônio e tem dois filhos ,Hebenéser (21 anos )e Gileade ( 15 anos)

Pastor evangélico a 26 anos e formado, Bacheral em teologia pela Universidade Da Bíblia (curso livre)

sempre sonhador gosta de escrever e ler ,sobre tudo ,mas especialmente ficção e romance

http://carlosaugustoprates.blogspot.com.br/: http://carlosaugustoprates.blogspot.com.br/