A Educação como Relação de Consumo

nas Instituições Privadas de Ensino Superior

Por Fábio Fernandes Esteves

Esta página foi vista 3836 vezes desde 05/04/2012

A presente pesquisa faz uma abordagem sobre a relação que se estabelece entre o estudante matriculado em curso de nível superior e a instituição privada contratada. Objetiva-se, por meio de levantamento bibliográfico, demonstrar a relação consumerista estabelecida, a partir do vínculo contratual firmado entre ambos.

Para tanto, discorre-se por breve introdução ao direito à Educação, as relações ampliadas de consumo e alguns dos possíveis vícios oriundos da prestação deste já reconhecido serviço.

O trabalho foi objeto de Monografia atinente à área específica para obtenção do título de Pós-Graduação em Direito Educacional pelo autor.

ISBN 978-85-913699-0-4
Edição 1 (2012)

Fábio Fernandes Esteves

Nascido em 31 de janeiro de 1974, Fábio Fernandes Esteves é natural da cidade de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos em 1979 no Colégio São Paulo onde permaneceu até a antiga sétima série. Após, complementou a etapa no CES e o 2º Grau, atual Ensino Médio, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.

Aprovado no vestibular para Psicologia na UFRJ, desistiu do curso formando-se a seguir em Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, entrando, ato contínuo, para o quadro da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio de Janeiro), sendo posteriormente pós-graduado em Direito Educacional.

Atualmente, é advogado militante nos mais variados ramos do direito público e privado; supervisor administrativo do UNIFESO; sócio da RCE Advogados e diretor executivo do Jornal Acontece, que teve sua primeira edição em 1996.

Arte-finalista e possuidor de diversos trabalhos publicados, é autor das obras 'A educação como relação de consumo nas instituições privadas de ensino superior' e 'É proibido publicar', ambas pelo Clube de Autores.