Violência sexual contra a mulher:

Um desafio para o atendimento humanizado da enfermagem

Por Camila Corrêa de Oliveira

Direito, Saúde E Fitness

Esta página foi vista 796 vezes desde 09/12/2019

Obra editada por Fábio F. Esteves

O Relatório Nacional Brasileiro retrata o perfil da mulher brasileira e refere que a cada 15 segundos uma mulher é agredida, totalizando, em 24 horas, o número de 5.760 mulheres espancadas no Brasil. Este fato deveria ser encarado pelos governantes como um problema de saúde pública. O objetivo deste trabalho é identificar os traumas ocorridos em mulheres vítima de violência sexual. O método utilizado foi uma abordagem qualitativa através de uma revisão integrativa que se trata de um método específico, que resume o passado da literatura empírica ou teórica, para fornecer uma compreensão mais abrangente de um fenômeno particular (BROOME, 2006). Conclui-se, então, que o enfermeiro deverá trabalhar no atendimento a mulher vítima de violência sexual de forma humanizada, evitando as complicações secundárias ofertando segurança e conforto, mas também pode atuar na prevenção, sobretudo o enfermeiro da ESF que, por meio das visitas domiciliares e os grupos de internação dialógica, percebem que quando a mulher está em situação de vulnerabilidade.

ISBN 978-85-913699-4-2
Edição 1 (2020)

Camila Corrêa de Oliveira

Nascido em 31 de janeiro de 1974, Fábio Fernandes Esteves é natural da cidade de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos em 1979 no Colégio São Paulo onde permaneceu até a antiga sétima série. Após, complementou a etapa no CES e o 2º Grau, atual Ensino Médio, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.

Aprovado no vestibular para Psicologia na UFRJ, desistiu do curso formando-se a seguir em Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, entrando, ato contínuo, para o quadro da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio de Janeiro), sendo posteriormente pós-graduado em Direito Educacional.

Atualmente, é advogado militante nos mais variados ramos do direito público e privado; supervisor administrativo do UNIFESO; sócio da RCE Advogados e diretor executivo do Jornal Acontece, que teve sua primeira edição em 1996.

Arte-finalista e possuidor de diversos trabalhos publicados, é autor das obras 'A educação como relação de consumo nas instituições privadas de ensino superior' e 'É proibido publicar', ambas pelo Clube de Autores.