A tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro

Um relato dramático e emocionante da maior catástrofe natural da história do Brasil

Por Marcelo Esteves

Ciência, Geografia E Historia, Natureza

Esta página foi vista 377 vezes desde 10/01/2021

Editado por Fábio Esteves

Aquele janeiro de 2011 começara como outro qualquer.

Melhor até: a ausência de temporais afastava a preocupação de que algo seria capaz de alterar a rotina.

O calor era a exceção, já que, após um início de ano de temperatura amena, a sensação térmica parecia ter ido à casa dos 40 graus na região. Era 10 de janeiro.

Surpreendentemente, o dia seguinte voltaria a registrar menor temperatura. Estamos no dia 11, uma terça-feira. Dia como qualquer outro. O comércio recarregava as baterias para um novo ano, os estudantes de férias, pessoas teciam planos, enfim novas perspectivas.

Naquele dia a Região Serrana adormeceu tranquila.

As primeiras horas da madrugada do dia seguinte, porém, seria um divisor de águas para os municípios da região.

Em poucas horas, mais de mil pessoas morreriam ou seriam consideradas desaparecidas, segundo dados oficiais. Cidades ficariam devastadas, e mais de 30 mil pessoas teriam de sair de suas casas. Pais e mães perderiam todos os filhos.

Um caos.

ISBN 978-65-00-15728-4
Edição 1 (2021)

Marcelo Esteves

Nascido em 31 de janeiro de 1974, Fábio Fernandes Esteves é natural da cidade de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos em 1979 no Colégio São Paulo onde permaneceu até a antiga sétima série. Após, complementou a etapa no CES e o 2º Grau, atual Ensino Médio, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.

Aprovado no vestibular para Psicologia na UFRJ, desistiu do curso formando-se a seguir em Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, entrando, ato contínuo, para o quadro da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio de Janeiro), sendo posteriormente pós-graduado em Direito Educacional.

Atualmente, é advogado militante nos mais variados ramos do direito público e privado; supervisor administrativo do UNIFESO; sócio da RCE Advogados e diretor executivo do Jornal Acontece, que teve sua primeira edição em 1996.

Arte-finalista e possuidor de diversos trabalhos publicados, é autor das obras 'A educação como relação de consumo nas instituições privadas de ensino superior' e 'É proibido publicar', ambas pelo Clube de Autores.