As Leis da Imitação
Gabriel Tarde
"Toda a questão é saber se eu estendi abusivamente – não digo do ponto de vista das definições de dicionário, mas segundo uma noção mais profunda das coisas – o significado da palavra imitação."
Muito antes de a sociologia se consolidar, o jurista e pensador francês Gabriel Tarde (1843-1904) lançava as bases de uma teoria social radicalmente inovadora, que buscava desvendar a gênese da sociedade não nas instituições ou na coletividade abstrata, mas nas interações mais íntimas e microscópicas entre os indivíduos.
Em sua obra-prima, "As Leis da Imitação" (1890), Tarde desafia a noção de sociedade como um organismo coeso para defini-la como um turbilhão de correntes de imitação. Para ele, o social se constitui pela "ação à distância de um espírito sobre outro", em uma "reprodução quase fotográfica de um clichê cerebral pela placa sensível de outro cérebro". Tarde expande o conceito de imitação para além da cópia consciente, englobando a sugestão involuntária, a tradição, o costume e a moda.
Uma leitura indispensável para sociólogos, psicólogos sociais, historiadores e para todos que buscam compreender como as ideias e os hábitos se espalham, moldam o indivíduo e, em última instância, constroem e desconstroem as sociedades. A teoria de Tarde, muitas vezes ofuscada pelo embate com Émile Durkheim, ressurge hoje com vigor, oferecendo uma perspectiva crucial para pensar a dinâmica da opinião pública e a viralização no mundo contemporâneo.
ISBN | 9786501742977 |
Número de páginas | 382 |
Edição | 1 (2025) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |
Idioma | Português |
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