AVALIAÇÃO DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

CASO BANCO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE GUAREÍ

Por José Maria de Oliveira Junior

Esta página foi vista 2249 vezes desde 14/08/2012

A forte concentração de terras no Brasil está diretamente associada à chegada dos portugueses. Com o decorrer da linha cronológica da história o governo cria meios para distribuir esse bem tão precioso às famílias pobres, a terra. A reforma agrária no Brasil é um processo moroso e burocrático, a partir de tal problemática surge na década de 80 a Reforma Agrária Negociada ou de mercado, com objetivo de disponibilizar crédito para que o próprio morador do campo possa adquirir suas terras. O presente trabalho pretende descrever a formação do mercado de terras brasileiro, a intervenção governamental através das linhas de crédito e avaliar a consolidação do projeto Banco da Terra no município de Guareí.

Edição 1 (2012)

José Maria de Oliveira Junior

José M. de Oliveira Junior é Tecnólogo em Agronegócios formado pela Faculdade de Tecnologia de Itapetininga (FATEC) e pós-graduado em Administração e Logística pela Faculdade Internacional (FACINTER). Nascido em 05 de outubro de 1989, e criado na pequena cidade de Guareí, hoje é escritor de diversos assuntos, e atualmente reside com seus avós num bairro próximo da cidade.