Bibliotecário

formação e mundo do trabalho

Por Fabiana de Melo Amaral Gonçalves Pinto

Bibiografia E Índices, Referência, Educação

Esta página foi vista 244 vezes desde 05/05/2023

No contexto da Sociedade da Informação, a pesquisa busca entender as relações de aproximação e distanciamentos existentes entre a formação do bibliotecário e o mundo do trabalho. Provoca uma reflexão sobre a existência de regimes de informação que regem os sistemas econômicos, políticos, sociais e de informação vigentes no país e no mundo, cujo impacto reflete diretamente nos modos de realização, tanto científico e acadêmico, como no mundo do trabalho. Apóia-se no conceito de regime de informação de Maria Nélida Gonzalez de Gomez e no conceito de centros de cálculo e periferia de Bruno Latour, onde encontra relação existente entre o objeto informação no âmbito da formação do bibliotecário e sua atuação no mundo do trabalho. Propõe entender as aproximações e distanciamentos temáticos do conteúdo curricular contemporâneo (centros de cálculo) e o mundo do trabalho (periferia). Discute a formação do bibliotecário sob a ótica da abordagem multirreferencial de Jacques Ardoino, propondo uma reflexão sobre a importância da reflexão acerca das ações de informação, considerando o legado que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) trazem para o campo informacional em termos de qualidade, credibilidade e validade da informação. Limita-se aos cursos de Biblioteconomia localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Edição 1 (2023)