Capitão Manoel Geraldo Soares

Por Edilson Ribeiro

Educação, Biografia e Testemunho, Biografia

Esta página foi vista 657 vezes desde 07/09/2023

Relata sobre a biografia do Capitão Manoel Geraldo Soares e sobre o Histórico inicial da cidade de Passa e Fica, do Rio Grande do Norte-Brasil. Objetiva apresentar a árvore genealógica do Capitão Manoel Geraldo Soares, assim como também, alguns acontecimentos históricos que foram de certa forma relevantes na vida de alguns membros dessa família, principalmente no que se refere à aquisição, por parte do Capitão, do primeiro Ford 29 da cidade; à passagem do bando de Lampião próximo de suas terras, e à polícia da época. Para tanto, como metodologia, faz-se um apanhado histórico não somente da família do Capitão Manoel Geraldo Soares, mas também de alguns acontecimentos históricos que perpassam os séculos XIX e XX. Como resultado da vinda do já citado Capitão, teve-se a fundação da cidade de Passa e Fica, que fora Elevado à categoria de município com a denominação Passa e Fica, pela lei estadual nº 2782, de 10-05-1962, desmembrado do Nova Cruz. Sede no atual distrito de Passa Fica. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-03-1963, em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Conclui-se que os dados acerca da genealogia do referido tenente foram repassados via oral por familiares, e que os registros históricos da origem do nome de Passa e Fica fora feito no ano de 2000 pelo ex-funcionário publico municipal do município de Passa e Fica, Edilson Soares Ribeiro, posteriormente, cedida as informações ao IBGE, pela Prefeitura Municipal de Passa e Fica- RN.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha