CONFLITOS ARMADOS - MESSIANISMO E OLIGARQUIAS

Política, conflitos e seca

Por Antonio Anicete de Lima e Antonio Ferreira Lima

Política Prática, Política Econômica, Partidos Políticos, Educação, Drama, Ciência Política

Esta página foi vista 526 vezes desde 27/10/2021

Esse livro relata os dramas pessoais de um sertanejo, vivenciadas em três episódios distintos que ocorreram entre 1914 a 1932 em Vacaria, município de São Matheus (Jucás): a Sedição de Juazeiro do Norte, o conflito armado que abalou Várzea Alegre em 1926 e a Grande Seca de 1932.

O autor discorre acerca das decisões políticas adotadas durante a República Velha e suas consequências desastrosas que resultaram em conflitos armados, sedições, corrupção, tendo como consequência, o empobrecimento, a fome e a miséria das populações sertanejas, sobretudo dos mais desfavorecidas.

Esses acontecimentos foram vivenciados no sertão varzealegrense por Aniceto, de 1914 a 1932 e transmitidos a seu filho Antonio Ferreira Lima, cujos relatos estão descritos nesse livro sob a perspectiva de um sertanejo.

Edição 1 (2021)