Conhecendo a Pedagogia da Alternância

Contextualização, questões teóricas e práticas

Por Antonio Carlos Frossard

Ciências Humanas E Sociais, Educação, Referência

Esta página foi vista 681 vezes desde 08/12/2020

O livro apresenta o que é a Pedagogia da Alternância, como ela foi criada e quando chegou ao Brasil. Também leva a entender como praticar a Pedagogia da Alternância como método de Educação do Campo, de formação técnica e desenvolvimento sustentável. Mais que educação rural, as escolas de alternância são modelos de formação do campo para o campo.

Esta obra foi escrita com o intuito de levar o leitor à compreensão dessa metodologia de ensino que já tem 80 anos no mundo e quase meio século no Brasil. Mas, mesmo com esse tempo de história no país, ainda é desconhecida para muitos profissionais da Educação, universidades e grande parte da sociedade brasileira.

A Pedagogia da Alternância nasceu na França na Década de 1930, em pleno período da Segunda Guerra Mundial, e se fortaleceu como uma perspectiva de vida nova para os camponeses da pequena Srignac-Pboudou, no Sudoeste Francês. Espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil em anos finais da Década de 1960 – em pleno Regime Militar, sendo o primeiro país fora da Europa a implantar a Pedagogia da Alternância, seguido quase simultaneamente pela Argentina.

ISBN 978-19-803-2759-2
Edição 1 (2018)

Antonio Carlos Frossard ME

A Pragma Livros é uma editora e parceira de autores iniciantes e de muitas plataformas de vendas. Se seu assunto é livro, o nosso também.

Pragma Livros: www.pragmalivros.com.br