CONSELHO DE CLASSE

UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR

Por ALMIRA BARRETO,LUCILA DE NAZARÉ RODRIGUES MORAES,FATIMA SALVADOR

Código do livro: 182757

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Didáticos, Educação

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Sinopse

Com o desenvolvimento educacional visto nos últimos anos, o mundo vem experimentando um novo processo de modificação dos paradigmas educacionais. Este é o período que vem sendo denominado de “Era do Conhecimento”, no qual se apresentam como dominantes aqueles que têm uma formação adequada e condizente com as necessidades do mundo moderno; e nesse contexto de rápida evolução, e para atingir a eficiência exigida, torna-se necessário a reestruturação e readaptação de todos os setores sociais, sendo assim o trabalhador também tem que ser flexível e polivalente capaz de se adaptar às mudanças e demandadas desta roda e em especial as da educação, de forma que o colegiado, Conselho de Classe seja a mola mestra, que venha a suprir, servir de base, detalhar informações, enfim, servir de diagnóstico para tomadas de decisões dos gestores e técnicos das instituições escolares visando garantir com que os educandos não fiquem atrás e sim estejam frente as transformações. Isso significa que o sistema educacional também deve se modificar para acompanhar esse novo paradigma social, considerando, no entanto, não apenas as necessidades de formação profissional, e sim de um cidadão capaz de interferir nesse modelo.

Essas necessidades passam a exigir uma educação mais voltada para a aprendizagem do aluno, e menos para o ensino e a estrutura educacional, normalmente pouco dinâmica. O aluno deve passar a ser, portanto, o centro do sistema, deve ter um papel mais ativo em sua própria aprendizagem, em que a estrutura educacional deve estimulá-lo, dar-lhes meios e condições para esse aprendizado. Isso significa que é o aluno o agente de seu aprendizado, construindo seu conhecimento em um ambiente cooperativo, em interação com o professor e colegas, respeitando suas individualidades. O professor passa a ser, portanto, o indutor ou facilitador dessa aprendizagem, indicando-lhe os caminhos e os meios que possam ajudá-lo em seu crescimento como indivíduo e como cidadão. Não se pode mais apenas saber fazer coisas, mas deve-se agora conhecer fundamentos para saber o que se está fazendo e para saber aprender novas coisas.

Portanto, a estruturação e implantação do Conselho de Classe podem ser aproveitadas com bastante propriedade no desenvolvimento de um novo paradigma educacional fundamentado na construção cooperativa do conhecimento pelo educando, de forma que possamos crer que a pessoa cresça como indivíduo, cidadão e profissional competente para se inserir e modificar esta sociedade, promovendo a redução das distâncias sociais que assolam nosso país.

Características

Número de páginas 56
Edição 1 (2015)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

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Fale com o autor

ALMIRA BARRETO,LUCILA DE NAZARÉ RODRIGUES MORAES,FATIMA SALVADOR

Professora da rede pública de ensino do Estado do Amapá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Especialista em Gestão Escolar. Cursando Pós graduação Latu Sensu em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Cursando também pós graduação Scritu Sensu em Educação pela Faculdade Integrada de Goias-

FIG.e-mail: luciramoraes@bol.com.br

Comentários

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1 comentários
Lucila Moraes
Segunda | 09.03.2015 às 16h03
Um ótimo tema,dentro da área de educação,que as Escolas passam pela Gestão Democrática.