CUIDADOR DE IDOSOS

Por RFB - Senji Takai

Vida Saudável, Segurança, Exercícios, Saúde E Fitness, Referência, Educação

Esta página foi vista 519 vezes desde 14/10/2022

Este material cuidadosamente preparado por Maria Gabriela Valle Gottlieb ressalta que todo profissional deve buscar o aprimoramento do conhecimento, investir no seu patrimônio intelectual, profissional e prático para oferecer um produto ou serviço de excelência. Quanto maior o investimento no seu aperfeiçoamento, maior será o retorno profissional, financeiro e o reconhecimento social. Hoje em dia, cada vez mais as famílias procuram por profissionais para cuidarem de idosos. É um mercado que está em evidência e em expansão, porém, carente de cuidadores capacitados, atualizados, empáticos.

Para ser um cuidador de idosos de excelência é essencial compreender, perceber e detectar, em primeira mão, as alterações biológicas associadas ao processo de envelhecimento, que podem prejudicar a saúde e qualidade de vida dos idosos. Por isso, este livro tem o objetivo de oferecer o melhor conhecimento em biologia do envelhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do profissional, ajudando-o a se tornar um cuidador bem-sucedido, que consiga perceber alterações de pele, odor, cor, fezes, urina, sensoriais, mobilidade, sono, humor, memória, apetite etc. Porque, para ser um cuidador de idosos exemplar, muito mais que ser um mero acompanhante e auxiliar em suas atividades de vida diária e cuidado em saúde, é fundamental estar atento a qualquer mudança biológica para que se possa intervir a tempo, impedindo desfechos ruins e agindo no momento certo para a redução de danos.

Este livro oferece dicas práticas, simples e eficazes para o cuidador manejar e lidar adequadamente com as alterações, distúrbios, incapacidades e morbidades relacionadas ao processo de envelhecimento que, porventura, possa encontrar no exercício da sua profissão. Assim, este livro tem por objetivo suprir a necessidade de mais conhecimento sobre o processo de envelhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento do profissional cuidador de idosos. E, acima de tudo, permitir que esses profissionais se tornem aptos e seguros para enfrentar um mercado de trabalho competitivo e exigente.

O conteúdo está dividido em vários capítulos, dedicados a explicar quem é e quais são as atribuições do cuidador de idosos, a transmitir o conhecimento sobre o que é envelhecimento biológico, quem é a pessoa idosa, quais as doenças crônicas mais prevalentes nesse segmento da população, quais as alterações fisiológicas que ocorrem durante o processo de envelhecimento, quais as síndromes geriátricas, o que é violência contra a pessoa idosa, quais são as políticas públicas voltadas para o público idoso, o que significa autocuidado do cuidador e dicas finais para a família do cuidador e para o próprio cuidador.

Edição 1 (2022)
Formato 16x23 (160x230)
Coloração Colorido

RFB - Senji Takai

Ricardo Fajardo Bernardinelli é bacharel em Inglês Jurídico pela Fundação Getúlio Vargas (2019), em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), colaborador da Cambridge-Viena (2009), coordenador pedagógico e instrutor na Escola PoliCultural - Centro de Treinamento Profissional em Sorocaba (2010) e membro honorário do fórum de estudos English Experts (2015). É um dos codefensores da tese "Inovação no Terceiro Setor - Um Estudo Exploratório" (Mackenzie 2008) e um dos colaboradores do projeto de "Aprimoramento de Ferramentas de Idiomas para Deficiente Visuais" (Oregon State University 2012) e do livro "Como conseguir e manter um emprego?" (Editora Nobel 2002). É aplicador da filosofia MASP (Metodologia para Análise e Solução de Problemas) e conhecedor da língua inglesa desde os 12 anos e certificado com Capacitação para Ensino de Inglês pela CEDEP - Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional (2018), Educador Duolingo Licença GNU Afferro - GPL (Yale University 2016) e de proficiência pela Fisk Foundation (2011) e no FLS International Program - MiraCosta College (2005). É participante de diversos treinamentos nas áreas de Administração, Comunicação, Inglês e Informática e iniciou a publicação de livros em 2018.