Curso Teológico de Educação Cristã e Crescimento da Igreja

Esta página foi vista 116 vezes desde 16/01/2024

CursoTeológico de EducaçãoCristã e Crescimento da Igreja

IgrejaAtuando24Horas

A Igreja de Cristo deva estar sempre pronta para atuar 24 horas,pois Ele está com o seu povo constantemente, Mt.28.20b.

Num mundo tão conturbado como este em que estamos vivendo neste terceiro milênio, é bom e vital que. anunciemos o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, que é o poder (dinamus)de Deus,Romanos, 1.16) de Deus para quebrar qualquer tipo de empecilho no mundo.

O Evangelismo Explosivo Programado foi realizado por Deus nosso Pai, pois no tempo certo enviou o seu Filho Jesus Cristo para salvar os seus eleitos e nós, por incrível fazemos parte desta grande multidão de salvos, que bom, glorifiquemos a Deus por sermos eleitos, chamados, despertados e perdoados para viver a fé no Cristo vivo,Judas,1.3.

Nesta visão,todo cristão tem obrigação de se preparer pedagogico e didaticamente,para os serviços de Cristo na igreja local,1º Pe,2.9,10.

O mundo moderno tecnológico, é uma realidade, por isso nosso Deus e Pai enviou-nos seu Filho Jesus Cristo para anunciar paz aos judeus e aos não-judeus,Efésios,2.11-19.

“O mundo já está na influência do maligno” (Il João 5.19). Isto quer dizer que as pessoas vivem sob muitas ações maléficas e os reflexos irão aparecer na vida da sociedade em geral. Então, eis aí um grande desafio e tarefa dos crentes de qualquer igreja evangélica, para desenvolver o trabalho de evangelização, porém, aqueles que são de Deus irão ouvir sua Palavra, mesmo num mundo caótico como este.

Numa abordagem sobre evangelismo e ou missões, é muito bom comentar um pouco a história de missões e de alguns missionários,como foi o caso dos fundadores das igrejas,batista,presbiteriana,metodista,luterana,e outras,os quais sofreram para tornar-se realidade,seus trabalhos,enfim,todos os crentes devam envolver-se com a evangelização,porque é um mandamento de Cristo,Mateus,28.18-20;Marcos,16.14,15.

Método de estudo bíblico é uma aplicação intelectual ao texto das Escrituras Sagradas,a fim de extrairmos o maior conhecimento possível, bem como conhecer a vontade de Deus para nossa vida.

Definindo literariamente, o método de estudo biblico é um trabalho semelhante ao sermão expositivo, contendo mais divisões/sub-divisões, citações bíblicas e um maior aprofundamento bíblico/teológico.

O ensino biblico não é optativo para a Igreja e sim uma ordem de Cristo (Mateus,28.19-20). Com o ensino biblico sistemático na Igreja os crentes podem ser melhor treinados para o trabalho de Deus, ter melhor consciência e responsabilidade do Reino de Deus.

Baseado em Mateus 28.20, a Igreja tem uma missão educadora,e para que este ministério tenha condições de funcionar a contento, é preciso montar uma equipe com uma boa ação pedagógica na Igreja, no intuito de desenvolver os membros da Igreja. NESTE PROCESSO,AS PESSOAS DEPOIS DE RECEBIDAS NA IGREJA,NECESSITAM SER RECONSTRUIDAS EM TODOS OS SENTIDOS.

VISÃO PEDAGÓGICA DE CRISTO

Jesus foi um grande Mestre,“Me chamais Mestre e Senhor,... Eu O SOU”,João 13.13.

Interessava pelas pessoas,Marcos,6.34. Onde chegava logo dava total atenção para todos.

Neste mesmo caminho de entendimento,Cristo,quer o o ser humano de forma didática,aprenda com Ele,Mateus,11.28-30,e em sintonia com Cristo,a igreja deva atender as pessoas permanentemente,Filipenses, 4.19.

Ser discípulo,vem das palavras hebraica(talmid), e grega(mathetés),ambas tem o sentido de aprendiz,aluno e soldado razo.Neste prisma de entendimento,os discípulos de Cristo,aprenderam com Ele 3 anos,para melhor realizar o trabalho de Jesus Cristo.

Por isso todo cristão é um permanente discípulo de Cristo,e assim sempre estará apreendendo e desenvolvendo para os serviços de Deus.

Discipulado é o curso que visa treinar novos crentes (membros da Igreja local) para ganhar pessoas para servirem ao Senhor Jesus Cristo na própria Igreja local ou no ministério geral.cumprindo a determinação de Cristo,para evangelizar e construir a vida integralmente das pessoas,Mt.28.18-20.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Polen

RevJPCastro

Sou professor universitário,e Pastor de linha reformada(presbiteriano),com graduações em teologia,pedagogia,psicanálise e jornalismo.

Especialização em cultura hebraica,e mestrados em estudos bíblicos e ciencias da educação.Ainda com Th.D em educação ministerial e missiologia,e Ph.D,em psicologia clínica e organizacional.

ExegeseConhecimento: facebook.com/jumbctorahh

Publicações relacionadas