De 0 a 7 anos: O que Aprendi com Sofia

Dicas de um pai sobre como educar, lidar com birras, e dar limites aos filhos sem autoritarismo

Por Ronaldo Weigand Jr.

Educação, Educação de Filhos, Família E Relacionamentos, Pais E Adultos Crianças, Parenting, Paternidade

Esta página foi vista 3704 vezes desde 21/03/2015

Este livro consolida os textos que publiquei durante quatro anos no blog De 0 a 7 anos: O que Aprendi com Sofia que criei para compartilhar minha experiência criando e educando minha filha de forma participativa e democrática, sem briga (ou quase), e com ótimos resultados: ela é uma menina calma, educada, cooperativa, sensível, inteligente, ética... São as lições que aprendi com minha filha.

“Como assim, aprendeu com a sua filha?” É que Sofia me ensina todo dia. É incrível a quantidade de lições que se aprende quando se abre a sensibilidade para os filhos, quando se olha o mundo pelos seus olhos, quando se lembra de si mesmo por meio deles. Quando educo, em vez de me identificar com meu pai ou minha mãe (e cometer os mesmos erros e acertos), eu tento me identificar comigo mesmo e com minha filha. Os desafios que Sofia me coloca têm muito a ver com os desafios que eu colocava aos meus pais. Então, conto não somente com minha experiência de pai, mas também com minha experiência de filho.

É por isso que o livro se chama O que Aprendi com Sofia. Não é um manual. Não estudei várias crianças, e só tenho uma filha. Não é um manual nem mesmo para a minha filha (filho lá tem manual?), mas é a minha experiência, ou uma coleção delas. Mas pode ser que dê certo para você... Por que você não tenta?

Era só para ser um blog de dicas para viver em paz com os filhos (com a ambição agora realizada de se tornar um livro), mas acho agora que é muito mais. Crianças são agredidas o tempo todo, física e verbalmente, por aqueles que deveriam cuidar delas e protegê-las. São tratadas como se fossem animais a serem condicionados por recompensas e castigos, como se não pudessem usar sua inteligência, consciência, e sensibilidade para saber o que é certo e o que é errado. Pequenas violências se tornam às vezes grandes violências.

Então, este o blog e este livro são também meu ativismo contra a violência contra as crianças, e por uma sociedade mais pacífica: quem é criado com violência, torna-se um adulto violento, ou que tolera a violência. Temos que quebrar o ciclo!

Edição 1 (2015)