Descolonizando a educação nacional:
a construção de um novo paradigma com a inclusão da história e da cultura africana e indígena no currículo do Amazonas
Código do livro: 382009
Categorias
Discriminação, Direito Educacional E Legislação, Educação, Direito
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Sinopse

Este livro é um brinde para os leitores, em especial aqueles que navegam com a disposição de encontrar o novo, uma ruptura com velhos paradigmas.

As representações da história permeiam as relações sociais e os processos identitários. Constituem assim instrumentais da criação e da gestão identitária, ao determinar, de forma fundamental, que projetos e perspectivas devem ser vistos como legítimos e validados através de atos de memória.

As lutas pelas memórias no reconstituir de sentidos e de novos espaços sociopolíticos sofrem com estereótipos eurocentristas que distorceram a história dos povos “conquistados”. A educação, infelizmente foi instrumento da disseminação de equívocos que continuam a fomentar a exclusão.

O estado do Amazonas e a política de educação étnico-racial, que inclui no currículo oficial a história e a cultura dos povos africanos, afrodescendentes e indígenas, mostra clara disposição de mudança. Esta obra propõe uma reflexão acerca da necessária (Re)significação da História do Brasil.

Características
ISBN 978-65-002-2673-7
Número de páginas 140
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Polen

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Fale com o autor
Claudéte I. Kronbauer, François S. Ramos, Emiliano F. Campos, Marcos O. G. Toledo, Marcos Paulo M. Araújo

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016) revalidado pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2020). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação da Emill Brunner University (EBWU-USA) e do Programa de Mestrado em Psicologia do Instituto Universitário Euro-América. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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