A escola indígena no Estado do Pará e o Plano Municipal de Educação de Santarém:
ensino de qualidade e a valorização de saberes, práticas, cultura e história dos povos nativos.
Código do livro: 392429
Categorias
Etinologia, Estudo Das Minorias, Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais
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Sinopse

Este livro foi desenvolvido por um dos grupos de estudo (Diversidade e Inclusão) do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/Unipac de Uberaba) e apresenta uma análise acerca da realidade experimentada na educação escolar indígena no estado do Pará.

Com um grupo composto por profissionais da educação do Pará, do Amazonas e de Minas Gerais o estudo se concentrou em uma reflexão acerca dos desafios atuais para a efetividade do direito fundamental à educação dos povos indígenas no Brasil.

O universo de análise selecionado pelo grupo de trabalho para abordar esse direito como primado de uma educação intercultural em que as comunidades indígenas possam ter suas necessidades e interesses satisfeitos, foi o Estado do Pará.

O objetivo central foi desvelar se a política estadual de educação contempla as diretrizes asseguradas pela Constituição Cidadã, promulgada em 1988, em relação ao reconhecimento dos direitos culturais dos povos indígenas. Afinal, se a legislação sustenta o direito à diferença, exige-se uma educação que permita aos indígenas vivenciarem na escola a sua própria cultura, sem terem que abdicar de sua língua, crenças e padrões culturais.

Com um delineamento metodológico incluiu a pesquisa telematizada, o estudo abordou também a compatibilidade do Plano Municipal de Educação de Santarém com os princípios do ensino indígena e apresentou a experiência da Escola Indígena Borari (Escola Municipal Professor Antônio de Sousa Pedroso), situada na comunidade de Alter do Chão.

Trata-se de um trabalho de viés qualitativo, a partir de um método analítico-interpretativo, que agrega ainda uma análise da legislação vigente. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se um amplo levantamento bibliográfico, seguido de uma consulta de publicações e dados teóricos referentes ao tema.

Características
ISBN 9786500271614
Número de páginas 136
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Polen

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Fale com o autor
François Silva Ramos; Edair C. da Rocha; Marcos P. M. Araújo; Hilda K. S. Lobato; Diego T. S. Ribeiro; Claudéte I. Kronbauer.

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (2019). Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (2016) revalidado pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2020). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências Jurídicas da Emill Brunner World University (EBWU -2020) e Doutor Honoris Causa em Direitos Sociais e Humanitários pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (2020). Especialista em Educação Ambiental (FAZU-2000), Direito Educacional (CEUCLAR-2007), Direito do Trabalho (UNIP-2011), Direito Administrativo (FACEL - 2017), Direito Empresarial (FACEL - 2017), Direito Penal e Processual Penal (Faculdade Futura - 2018), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura - 2018), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto, 2020) e Educação em Direitos Humanos, diversidade e questões étnico-sociais ou raciais (Faculdade Dom Alberto, 2021). MBA em Controladoria e Finanças (Faculdade Futura - 2019). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (1999) e Direito (2006), ambas pela Universidade de Uberaba, Formação Pedagógica em Pedagogia (Faculdade Ideal - 2017) e Licenciatura em História (Faculdade Unyleya – 2021). Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC-Uberaba), onde leciona para os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística e Gestão Comercial. Professor Emérito do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação da Emill Brunner University (EBWU-USA) e do Programa de Mestrado em Psicologia do Instituto Universitário Euro-América. Acadêmico Imortal titular da cadeira 90 da Confederação de Ciências Letras e Artes do Brasil CONCLAB.

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