Estatuto da Igualdade Racial:
A educação quilombola como instrumento de resistência de suas comunidades e culturas no estado de Minas Gerais
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Estudo Das Minorias, Discriminação & Relações De Raça, África, Geografia E Historia, Direito, Ciências Humanas E Sociais
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Sinopse

O movimento negro é composto por um conjunto de iniciativas sociais que lutam pela igualdade racial e contra o racismo. O denominador comum a todos que o integram é a reivindicação da igualdade racial.

O trabalho que o leitor tem em mãos foi desenvolvido com o objetivo promover análise acerca das diretrizes introduzidas na educação de Minas Gerais para as escolas quilombolas à luz dos direitos humanos e da tutela constitucional conferida à diversidade cultural.

Justifica-se a relevância do estudo em uma realidade impregnada de um forte preconceito contra os negros, o que já foi confirmado pela Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação, Xenofobia e Intolerância.

O medo do preconceito já levou muitos integrantes das comunidades quilombolas a esconder ou até mesmo renegar sua origem, cultura e tradições.

A diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas e deve-se procurar integrá-las em um contexto democrático de respeito ao ser humano para o que a escola é imprescindível.

A questão problema desta iniciativa foi: Qual a possível contribuição da educação quilombola para o respeito à diversidade e a efetivação dos princípios do Estatuto da Igualdade Racial em Minas Gerais?

O delineamento metodológico usado para desvelar essa realidade incluiu as pesquisas bibliográfica e telematizada.

Características
ISBN 978-65-001-7618-6
Número de páginas 133
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Polen

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François Silva Ramos, Claudéte Inês Kronbauer e Reginaldo Antonio Carvalho de Souza

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad Kennedy (UK-ARG). Possui doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (UnInter-PY) e mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube-BR). É especialista em Educação Ambiental (FAZU), Direito Educacional (CEUCLAR), Direito do Trabalho (UNIP), Direito Administrativo (FACEL), Direito Empresarial (FACEL), Direito Penal e Direito Processual Penal (FACEL), Filosofia e Sociologia (Faculdade Futura), Etnologia Indígena (Faculdade Dom Alberto). Possui MBA em Controladoria e Finanças Corporativas (Faculdade Futura). Graduado em Direito e Comunicação Social pela Universidade de Uberaba. Complementação Pedagógica em Pedagogia pela Faculdade Ideal. Professor dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Logística e Direito Comercial da Faculdade Presidente Antonio Carlos (FUPAC).

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