ENSINO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Por Vania Regina do Prado Vieira

Ciência E Tecnologia, Educação, Ciência

Esta página foi vista 88 vezes desde 11/10/2024
Este livro também está à venda em:
Espana

O ensino de Ciências e Matemática desempenha um papel crucial na formação educacional dos alunos, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e curiosidade investigativa. Estas disciplinas são essenciais não apenas para o preparo de futuros profissionais em áreas científicas e tecnológicas, mas também para capacitar cidadãos a enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica. No entanto, a qualidade desse ensino enfrenta desafios, como a falta de recursos e metodologias eficazes, muitas vezes limitadas à memorização de conteúdos.

Neste contexto, a formação de professores surge como elemento chave para a transformação do ensino de Ciências e Matemática. A formação inicial e continuada dos docentes é fundamental para que possam adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades dos alunos, incorporando metodologias ativas e inovadoras que promovam um aprendizado mais significativo. A valorização e o investimento na formação de professores são, portanto, indispensáveis para garantir uma educação de qualidade que prepare os alunos para os desafios do século XXI.

Edição 1 (2024)

Vania Regina do Prado Vieira

Vania Regina do Prado Vieira, é professora efetiva no governo do estado de Mato Grosso desde o ano de 2000. Ao longo de sua carreira, tem atuado no município de Barra do Bugres, atualmente lecionando na Escola Estadual Rene Barbour. Sua experiência abrange também o trabalho em escolas do campo, como a EM São Benedito, no assentamento Cabaças, e a Escola Estadual Sabino Ferreira Maia, no distrito de Currupira.

Vania tem uma trajetória diversificada, com atuação em todas as séries da Educação Infantil, Pré-Escola, Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Além disso, possui experiência no EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendendo a uma vasta gama de necessidades educacionais ao longo de sua carreira.