ESCATOLOGIA DESCOMPLICADA

Por Edmílson Matias

Drama, Escatologia, Estudo Bíblico, Antigo, Clássico E Medieval, Europeu Continental, Oriente Médio

Esta página foi vista 2751 vezes desde 26/07/2017

A palavra escatologia surgiu a partir do grego éskhatos, que significa "extremo" ou "último", que agregado ao sufixo logia (estudo), forma o significado literal de "estudo das últimas coisas". Escatologia é a doutrina das últimas coisas. As coisas relacionadas aos eventos finais na história da igreja e da humanidade. As pessoas dos dias atuais associam fim dos tempos com o fim do mundo. Para a igreja o fim dos tempos é o clímax das profecias bíblicas, que tratam do destino glorioso dos que foram comprados pelo sangue de Cristo, e serão, no desfecho final da história, os reis e sacerdotes no reino eterno do filho de Deus. “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. (Ap.5.9-10)

1. O FIM DOS TEMPOS OU OS ÚLTIMOS DIAS.

Três eventos marcam o início dos últimos dias ou fim dos tempos, são eles:

1.1 PRIMEIRO: O MINISTÉRIO DE CRISTO NA TERRA. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”. (Hebreus 1.1)

1.2 SEGUNDO: O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES. “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão”. (Atos 2.17-18)

1.3 TERCEIRO: A GRANDE COMISSÃO.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28.19,20)

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mt.24.14)

A grande comissão dada a igreja de Cristo, marca o início e o fim dos últimos dias. O evangelho do reino precisa ser pregado em todas as nações. A igreja foi por Cristo comissionada a combater contra as portas do inferno e destruí-las. (Mt16.18) Esta guerra espiritual terá seu clímax com o arrebatamento da igreja e a vinda de Cristo em glória, após a grande tribulação. (Mt.24.29-31)

Edição 1 (2017)