Filosofia do Direito

Fundamentação do Direito a partir de Kant, Habermas e Rawls

Por José Orlando Ribeiro Rosário, Ricardo Tinoco de Goes e Leonardo Oliveira Freire (Orgs.)

Ética E Filosofia Moral, Filosofia, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 622 vezes desde 01/08/2022

A realidade do tempo presente reclama o retorno aos fundamentos filosóficos, considerando que, mesmo com todos os avanços das ciências, as relações humanas e a coexistência das liberdades recíprocas importam para vida em sociedade e para preservação da humanidade. O presente livro surge da inspiração filosófica do grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito coordenado pelo Professor Doutor José Orlando com apoio dos Professores Doutor Ricardo Tinoco e Doutor Leonardo Freire, com a participação dos alunos e colaboradores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGD/UFRN. O conteúdo desta produção tem como base as teorias filosóficas de Kant, Habermas e Rawls atreladas aos temas do direito, estabelecendo pontes entre os fundamentos filosóficos do Direito e a ciência Jurídica, uma importante síntese dialética que visa o aprimoramento. Este projeto, por muitos motivos, que aqui constam apenas seu epílogo, é o embrião de um conjunto de outras iniciativas jusfilosóficas, que visam fortalecer a reflexão e a crítica sobre a Justiça. Sapere aude!

Edição 1 (2022)