Fragmentos I

Textos Religiosos Antigos sob a ótica Fenomenológica da História das Religiões

Por Leonardo Arantes Marques

Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Bíblia, Teologia, Religião, Filosofia

Esta página foi vista 196 vezes desde 14/11/2023

Os s documentos religiosos mais antigos que temos são relativamente recentes. Tanto quanto podemos reconstruir o passado mais remoto, é mais seguro supor que a vida religiosa foi, desde sempre, bastante complexa, e que as ideias ‘elevadas’ coexistiam com formas ‘inferiores’ de adoração e crença. Quanto mais relativamente antigo for um documento ou texto analisado, mais difícil fica entender suas traduções e tradições (e mais complexo fica a compreensão de seu contexto original). Não temos como saber se um determinado documento ‘antigo’ que temos em mãos seja verdadeiro autêntico, ou seja, se foi escrito, no todo ou em parte, pelos autores a quem são atribuídos ou se a versão que conhecemos hoje reflete as ideias da original, há não ser que pensemos no verdadeiro como norma institucional (verdade eclesiástica), ou seja, estarmos presos a esses documentos apenas pelo fato de constar o nome do autor que diz ser quem é.

Edição 1 (2016)
Formato 16x23 (160x230)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Polen

Leonardo Arantes Marques

Sou Psicólogo Clínico com abordagem psicanalítica, Professor Universitário, Palestrante, Pesquisador especializado em História das Religiões e Filosofias ocidentais e orientais, com quatro obras publicadas no Brasil.

– Como psicólogo clínico, tenho dedicado minha carreira ao entendimento das complexidades da mente humana, mergulhando na abordagem psicanalítica para compreender as camadas mais profundas do psiquismo. Essa experiência clínica tem me permitido auxiliar pessoas a enfrentar desafios emocionais, traumas e questões pessoais, bem como promover o crescimento e o desenvolvimento pessoal. Minhas pesquisas e práticas clínicas estão intrinsecamente interligadas, enriquecendo meu conhecimento e habilidades.

– Como professor universitário, tenho a oportunidade de compartilhar meu conhecimento e experiência com os estudantes, inspirando-os a explorar o vasto campo da psicologia, das filosofias, religiões e espiritualidades. Minhas disciplinas, que abrangem desde a psicopatologia até a filosofia da educação, visam preparar os alunos para uma compreensão mais profunda da mente humana, do desenvolvimento pessoal e das questões éticas e filosóficas que permeiam nossa sociedade.

– Como pesquisador com mais de trinta anos de estudo na História das Religiões e nas Filosofias Ocidentais e Orientais, meu trabalho visa aprofundar nossa compreensão das crenças e práticas espirituais ao longo do tempo e das diversas culturas. Minhas publicações têm servido como fonte de conhecimento e pesquisa nesse campo e contribuído para a promoção do diálogo inter-religioso e da tolerância.

– Com uma perspectiva ampla e histórica do contexto social e político, acredito que meus estudos, livros, trabalhos, palestras e seminários sobre a História das Religiões contribuem para o aprofundamento do conhecimento sobre os Diversos Universos Sagrados Existentes, promovendo a construção de uma sociedade mais ética, fundamentada em valores como a sustentabilidade, a inclusão social, a cidadania e o respeito à diversidade étnica e cultural. Tenho uma ampla experiência em conferências, seminários e palestras nas áreas de História das Religiões, Psicologia e Filosofia para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

*LIVROS PUBLICADOS*

- O Espiritismo nas fronteiras entre ciência, filosofia e religião, 2023.

- História das religiões e a dialética do sagrado, 2015.

- Compêndio de Religiões e Espiritualidades, 2010 (Esgotado).

- Fragmentos I - Textos Religiosos Antigos, 2016.

- Compêndio de Religiões e Espiritualidades de A-Z (No prelo).