Fundamentos de Biblioterapia

Por Ana Cláudia de Oliveira Leite

Ciências Humanas E Sociais, Corpo, Mente E Espírito, Desenvolvimento Humano

Esta página foi vista 3306 vezes desde 30/04/2019

A Biblioterapia é uma prática, ciência e arte, cujo objetivo é o desenvolvimento do ser por meio da leitura terapêutica de livros e outros materiais bibliográficos.

Desde tempos remotos, a Biblioterapia tem sido usada no restabelecimento emocional e social dos indivíduos e se consolidou como uma área do conhecimento multidisciplinar com aportes da Biblioteconomia, Psicologia, Medicina entre outras ciências.

A leitura terapêutica oferece inúmeros benefícios, dentre eles: promove o bem estar; melhora o vocabulário e a escrita; facilita o diálogo; gera a capacidade de resolver problemas do dia a dia com mais clareza; estimula a criatividade e a imaginação; aumenta o nível de motivação; fornece meios para a descoberta de novas formas de sentir e pensar; ajuda na expressão de pensamentos e sentimentos; auxilia na compreensão do outro e no desenvolvimento de empatia; e potencializa o autoconhecimento pela reflexão.

O livro “Fundamentos de Biblioterapia” visa apresentar os conceitos básicos dessa área do conhecimento e a sua leitura é indicada para bibliotecários, contadores de história, mediadores de leitura, terapeutas, professores, jornalistas, pedagogos, psicólogos e demais profissionais que almejam conhecer os princípios da Biblioterapia.

ISBN 978-85-54176-36-5
Edição 1 (2019)

Ana Cláudia de Oliveira Leite

Ana Cláudia de Oliveira Leite é Biblioterapeuta, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar / Bolsista CAPES), com Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos (UFSCar), MBA em Gestão de Unidades de Informação (UNICEP), Especialização em Práticas Integrativas Complementares (UNINTER), Especialização em Nutrição e Estética Funcional (UNINTER), Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar / CRB8ª 7479) e Terapeuta Holística (CRTH-BR 5548 ABRATH).

Idealizadora do Ateliê da Biblioterapia, cujo principal objetivo é promover um espaço onde as pessoas possam experimentar, criar e recriar a arte da leitura terapêutica para o desenvolvimento pessoal e o restabelecimento da saúde física, mental, emocional e espiritual.

Desde 2003, dedica-se ao ensino e à pesquisa acadêmica, tendo publicado livros, capítulos de livros, artigos científicos, resenhas e artigos de jornal. Participou da organização de eventos culturais e científicos, de orientações e bancas de trabalhos de conclusão de curso e de bancas de comissões julgadoras de eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação atuando, principalmente, nos seguintes temas: biblioteconomia; metodologia científica; ciência, tecnologia e sociedade; educação à distância; e Biblioterapia.