Gatilhos psicológicos

as influências ocultas por trás de nossas ações, pensamentos e comportamentos

Por Jideon francisco marques

Orientação, Desenvolvimento Profissional, Aconselhamento, Desenvolvimento Humano, Autoajuda

Esta página foi vista 205 vezes desde 03/12/2022

Introdução

Com mais frequência do que gostaríamos de admitir, agimos contra nossos próprios interesses. Olhando para o seu dia ou semana atual, quantas vezes você escolheu se envolver em algo às suas próprias custas, sabendo que não é o que deveria estar fazendo? Você pode até estar fazendo isso agora mesmo lendo isso!

Talvez não seja você. Você pode estar pensando: “Não, não eu. Sou o mais lógico e racional possível!” Isso pode ser verdade, mas você ainda é humano e está sujeito a impulsos humanos.

Considere o seguinte. Você tem trocado mensagens de texto ou conversado com alguém por quem está romanticamente interessado. As coisas parecem estar indo bem. Na verdade, vocês fizeram piadas sobre visitar a Europa juntos no verão. No entanto, de repente, eles desaparecem de vista e, para todos os efeitos, ficam em silêncio sobre você. Você conclui racional e logicamente que eles perderam o interesse e imediatamente seguem em frente, ou você se debate, imaginando se eles foram atingidos por um furacão que os impediu de responder a você?

Algo sobre o seu interesse estar relativamente indisponível desencadeia algo em você que o faz alcançar e desejar mais? Você pode se sentir tentado a fazer coisas impulsivas e objetivamente instáveis para resolver sua incerteza?

Vamos dar um passo adiante. Você vê um morador de rua mendigando na calçada. Você pode ser capaz de olhar além disso, dependendo de como está acostumado a essas paisagens. Você pode até ser capaz de ignorá-lo completamente. Agora substitua esse adulto por duas crianças, ambas cegas. Eles estão chorando por sua mãe, que eles afirmam ter sido tirado deles, deixando-os para se defenderem sozinhos. Para começar, eles têm um gatinho minúsculo com eles, que está miando alto de fome. É uma cena de partir o coração.

Seus sentimentos mudam com base nas emoções que tal cena evoca? Você sente algum tipo de impulso natural para aliviar o sofrimento deste grupo baseado em simpatia ou pena?

Em ambas as circunstâncias, você provavelmente se decidiu primeiro e depois mudou para o lado oposto quando suas emoções foram colocadas em jogo. Essas são as pequenas maneiras pelas quais somos empurrados e puxados em nossas vidas diárias. Por falta de um termo melhor, podemos nos referir a eles como gatilhos psicológicos – coisas que mexem com nosso coração e outros instintos e exigem ação. Eles criam impulsos em nós para agir imediatamente e muitas vezes de maneira irracional. Eles são formas muito humanas de pular antes de olhar, e foram criados em nós por milhares de anos. Na maioria das vezes, e certamente mais do que gostaríamos de admitir, eles estão ditando nossas ações.

Você pode não pensar muito neles, mas uma vez que você começa a perceber o quão difundidos e comuns são os gatilhos psicológicos em sua vida, você pode até começar a questionar se você tem ou não livre arbítrio. Os exemplos acima foram sobre emoções e excitação emocional. Quando nossas mentes estão nubladas com raiva ou medo, fica claro que buscamos uma ação rápida, não uma ação precisa ou mesmo inteligente.

Você verá esse padrão repetido em quase todas as áreas de sua vida. Isso porque os gatilhos psicológicos podem ser praticamente qualquer coisa, desde as pessoas ao seu redor, o ambiente que você habita, nossos instintos humanos naturais e impulsos biológicos e, sim, cada emoção.

Edição 1 (2022)