Este artigo tem como objetivo discutir, questionar e pesquisar sobre educação pública exercida por seus próprios órgãos e educação pública terceirizada em todos os níveis e setores da educação básica. Há uma repulsa enorme no que diz respeito ao tema e até uma certa mistificação e peroração do sentido da palavra. Educação pública é muitas vezes entendida como educação de baixa qualidade, sem segurança física e psicológica, ultrapassada e ineficiente, mas na prática percebemos que sistemas de educação pública e meritocrática estão entre as melhores pontuados no sentido qualitativo e quantitativo. Diante do exposto, percebe-se a educação meritocrática em todos os níveis e setores da educação básica. Educação meritocrática é muitas vezes entendida como educação não inclusiva, classificatória, ultrapassada e ineficiente, mas na prática percebemos que sistemas meritocráticos estão entre melhores pontuados no sentido qualitativo e quantitativo. Por isso é importante considerar o trabalho identificado que a instituição deve ter ao construir o PPP, em ter o princípio da construção da coletividade, e envolver todos, a comunidade escolar, num processo de discursão permanente, democrático e inclusivo, a gestão deve se pautar em princípios que concebem o fortalecimento do conselho escolar como órgão máximo de gestão da escola, não devendo centralizar as decisões no âmbito do gabinete da direção geral.
| Número de páginas | 21 |
| Edição | 1 (2025) |
| Idioma | Português |
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