Igualdade de Gênero x Feminismo

Uma busca da desconstrução da violência de gênero e o feminicídio da Lei 13.104 de 2015

Por Bianca Rubim Antunes

Constitucional, Ciências Humanas E Sociais, Direito, Filosofia, Estudo Dos Generos, Feminismo E Teoria Ferminista

Esta página foi vista 2735 vezes desde 29/07/2018

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as diferenças de sexo e gênero, bem como conceitos que fomentam a discussão sobre o ódio e discriminação contra as mulheres; uma visão do mundo pautada somente sob a ótica masculina; a superioridade do macho frente à inferioridade da fêmea; a ideia do mundo governado pelos homens e para os homens; a formação de estereótipos, arquétipos do sexo masculino e feminino, no qual se entende que cada sexo tem seu destino formado na biologia, assim desde a descoberta do sexo existe uma diferença clara entre eles; a superioridade do pênis como órgão e a inferioridade do clitóris; a criação do mito da dualidade de gênero, essa oposição mulher/homem, homossexual/heterossexual, classificações criadas pelas sociedades, visão essa determinista, em que o sexo ou gênero são escravizados pelos órgãos genitais.

O conteúdo possui diversos estudos acadêmicos sobre o pensamento de inúmeros pensadores e pensadoras acerca do sexo feminino / sexo ovariano, no decorrer da História.

O livro narra a condição do sexo feminino nas diversas ciências, seja na área da biologia, psicologia, ciências sociais e do Direito, além de trazer à tona diversas mulheres ignoradas no decorrer da História da Humanidade.

Leitura obrigatória a todo o sexo feminino, a todas as estudantes, professorado e educadoras e educadores que almejam um país mais igualitário, além de pais e mães preocupados com uma educação mais justa, equilibrada e humana. Todas as pessoas que desejam se conscientizar devem ler esta magnífica obra.

Não se considera nem machista e nem feminista?

Depois desta breve leitura perceberá que não existe outro termo, ou se é machista ou se é feminista.

E ser feminista é um aprendizado constante.

É uma leitura obrigatória para o sexo feminino, bem como para todas as pessoas que pretendem se aprofundar no tema, pois o empoderamento da mulher passa pelo conhecimento de si mesma ao pertencer a um determinado sexo e como esse sexo é determinado e visto pela sociedade.

É ter outros referenciais do ser mulher, outras possibilidades que não as transmitidas diariamente pela sociedade e meios de comunicação. É ter conhecimento de diversas mulheres que foram diferentes, que ousaram e fizeram coisas imagináveis em seu tempo, isso com certeza trará uma alusão de outras possibilidades, quebrando os paradigmas, além de elementos práticos que permitam entender e aplicar todos os conceitos sobre o sexismo, a misoginia, o machismo, o falocentrismo, dentre outros termos que circundam todo o campo do estudo do feminismo.

Compreender o alto grau de violência sobre o gênero feminino em nossa sociedade, assim como a importância de medidas protetivas quanto ao combate e a prevenção dessa violência como é o caso da Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.

Edição 1 (2016)

Bianca Rubim Antunes

Bacharel em Direito. Pós Graduada em Direito e Processo Penal e Direito Constitucional.

Mestre em Sociologia pela Iuperj.

Graduanda em Filosofia e História.

Psicanalista em formação pela Formação Freudiana.

Escritora feminista.

Autora-Escritora de temas relacionados ao comportamento humano, gênero, sexo, feminismo, criminologia, violência de gênero.