Manoel do Nascimento Matta: Comendador angolano no Império do Brasil

Por Daniel Mata Roque

Historiografia, Avós, África, Geografia E Historia, Família E Relacionamentos, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 824 vezes desde 10/11/2021

Manoel do Nascimento Matta, homem negro e livre nascido em Luanda aproximadamente em 1790, após carreira no funcionalismo público colonial de Angola, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, à época capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1821. No Império do Brasil tornou-se bem-sucedido comerciante, tendo recebido o título de Comendador da portuguesa Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, enfrentando preconceitos e resistências, seguramente um dos primeiros e raros homens negros a atingir tal distinção. Naturalizou-se brasileiro, casou-se com a francesa Maria Virgínia Prelieux e deixou numerosa descendência: seu filho caçula, José Pereira do Nascimento Matta, destacou-se como advogado abolicionista no século XIX e sua bisneta Helena Ramos foi enfermeira voluntária da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Manoel faleceu em 13 de julho de 1854, aos 64 anos de idade, sendo sepultado na cidade maravilhosa que passou a ser sua residência. Neste livreto, impresso para comemorar o bicentenário da chegada de Manoel ao Brasil (2021), apresentamos uma pesquisa ainda em andamento, onde procuramos esboçar seu perfil biográfico através da trajetória evidenciada por documentos históricos, fotografias de família, matérias de jornal e bibliografia.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Couche 150g

Daniel Mata Roque

Daniel Mata Roque é cineasta e historiador. Integrante (voluntário) da Assessoria de Comunicação Social da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO-UNIRIO - Bolsista CAPES/Brasil), é bacharel em Cinema (UNESA 2016) e mestre em História (PPGH-UNIVERSO 2021), com especialização em Ciência Política (UNYLEYA 2018) e MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (UNESA 2018). Ex-bolsista FAPERJ e CAPES/Brasil. Diretor da Pátria Filmes, unidade cinematográfica que fundou em 2013 tendo como missão a preservação da memória, a discussão cultural e o aprimoramento da cidadania através do cinema no Brasil. Trabalha com a narrativa audiovisual desde 2008. Pesquisa a interseção entre o cinema brasileiro, a memória de guerra e a história militar, tríade sobre a qual produziu documentários, livros e artigos, como "Que falta que me fez" (2014), "Aquelas mulheres de farda" (2018), "A Veterana" (2019) e "Luz, câmera, esquecimento" (2021). É o idealizador e diretor do MILITUM - Festival de Cinema de História Militar, organizado desde 2017. Atualmente é o segundo vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e integra as diretorias do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro (AHIMTB-RIO) e do Instituto Cultural D. Isabel I (IDII). Integrou, no passado, as diretorias da Associação dos Amigos do Museu Casa da FEB (AMAFEB) e da Sociedade Amigos da Marinha - Seção Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO). Pesquisador do Censo Permanente da FEB. Membro do Corpo de Pesquisadores Associados do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx) e do Conselho Editorial da Revista do IGHMB. Sócio Correspondente da Academia Petropolitana de Letras e do Instituto Histórico de Petrópolis. Associado a ABRADHENF, ANPUH-RJ, AECB-RIO, CVMARJ e SAMI. Conselheiro Emérito do Conselho de Minerva (antigos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Laboratório de História da Enfermagem, Cuidado e Imagem em Enfermagem - Lacuiden (UNIRIO), História Militar, Política e Fronteiras (UNIVERSO) e Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres - GEPESED (UFRJ) e do grupo de trabalho (GT ANPUH) História Militar. Muito brasileiro, é descendente de portugueses, italianos, libaneses e angolanos. Nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 16/12/1994.