MEMÓRIAS DA INFÂNCIA

Educação de Filhos, Literatura Infanto Juvenil, Jovens e Adolescentes

Esta página foi vista 1158 vezes desde 25/06/2021
Coloração

Neste livro específico, vamos discorrer sobre um tema bastante marcante, na infância de quase todos nós. Vivenciamos muitas emoções, medos, fantasias, mistérios, lendas, costumes, causos, vocabulários, músicas, brincadeiras de roda, brinquedos; e para sua valorização maior, no miolo do livro estão 34 fotos entre antigas e atuais. Enfim, relembrar todo um passado, é reviver de novo.

Toda cidade, todo bairro, tem sua história e como na vida quase tudo evolui, os relatos aqui contados neste livro, são partes dos registros de memórias, de um bairro onde nasci, vivi e resido até hoje aos meus 70 anos de idade.

Dentre tantas transformações, culturais, arquitetônicas, ambientais, fez restaurar minha alma. Aquilo que pra mim parecia sem importância, nos revelou que tinha um valor extraordinário.

Fiquei feliz em saber que, ao brincar, estava criando estratégias para restaurar a minha dor e entender todos os processos da vida humana.

De qualquer modo, o mais significativo, é que pude ser criança, brinquei plenamente, fiz travessuras. Quantos não têm mais este direito garantido de serem crianças.

Edição 1 (2021)

José Rezende Mendonça

José Rezende Mendonça (1951) é natural do bairro do Pontal/Ilhéus/BA. Estudou na EMARC/CEPLAC/Uruçuca/BA, no período de 1969 a 1971, onde concluiu o curso de Técnico Agrícola. Em 03.01.1972, começou sua vida pública na Divisão de Geociências, no CEPEC.

Foi professor de 1975/1976, ministrando aula para alunos de Agrimensura da EMARC, nas disciplinas de Cartografia, Hidrologia e Aerofotogrametria. Ensinou também na UESC em 1989, para a primeira turma de Geografia.

Especializou-se em Aerofotogrametria e Cartografia (Fotos aéreas, imagens de Radar e Satélite), nos Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul/Rio de Janeiro. Participou de vários projetos técnicos científicos, com diversas publicações a nível nacional e internacional. Com destaque para o trabalho “45 Anos de Desmatamento do Extremo Sul da Bahia”, publicado e patrocinado, pelo Jardim Botânico de Nova Iorque, em 1994.

Criou o primeiro Museu de Solos (Macromonolitos) do Brasil, exposto permanentemente na GEOCIÊNCIAS/CEPEC/CEPLAC. Em 28.06.2015, foi condecorado com a Comenda de São Jorge de Ilhéus, pelo reconhecimento público municipal, pela sua importante contribuição para o desenvolvimento de Ilhéus.

LIVROS PUBLICADOS

# Em 1978 – Publicou o livro Povoados e Vilas do Sudeste da Bahia. Publicado na Gráfica Ceplac/Ilhéus, com 52 páginas.

# Em 2000 - Publicou o Livro Terra Avistada por Cabral – 500 Anos de Devastação da Mata Atlântica, com coautoria de Luiz Ferreira da Silva. Publicado pela Editora EDITUS/UESC/Ilhéus, com 27páginas.

# Em 2007 - Publicou o livro Pontal Ontem & Hoje sobre a história do bairro do Pontal. Publicado na Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 152 páginas.

# Em 2009 - Publicou o livro Pontal Ontem & Hoje em sua 2ª edição, ampliada e atualizada do livro. Publicado pela Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 209 páginas.

# Em 2014 - publicou o Livro – Pontal entre o Passado e Presente. Publicado na Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 391 páginas.

# Em 2015 - Publicou um livreto, sobre o Centenário da Paróquia São Batista. Publicado na Gráfica CEPLAC/Ilhéus Bahia, com 23 páginas.

# Em 2019 - Publicou em coautoria o livro – Foi Assim – “Memórias de 20 estudantes que passaram pela EMARC no período de 1969/1971”, em comemoração aos 50 anos de EMARC. Publicado pela Editora Via Literatum, com148 páginas

# Em 2021- Publicou o livro Memórias da Infância – “Lá vem o Bicho Papão”, publicado pela Editora Clube de Autores, com 99 páginas

# Em 2021- Publicou o livro Relatos Ambientais – “A Mata Atlântica e o Cacaueiro, Verdades & Mentiras”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 185 páginas.

# Em 2021 - Publicou o livro Na Beira do Cais – “Sucessos, Fracassos e Esperanças”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 335 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Museu de Solos da Ceplac- “1º do Brasil em Macromonolitos”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 211 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Netos-Pintando o Sete. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 260 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Rabiscos da Infância, com coautoria de Raphael Mendonça de Macêdo. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 160 páginas.

# Em 2022 - Publicou o livro O Afilhado de Iemanjá e o Candomblé. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 67 páginas.

# Atualmente é responsável pela divulgação nas Redes Sociais, da história de Ilhéus, em fotos antigas, documentos e mapas dos séculos: XVII, XVIII, XIX e XX