NETOS

PINTANDO O SETE

Por JOSÉ REZENDE MENDONÇA

Psicologia Educacional, Metas E Objetivos, Ensino Doméstico, Literatura Infanto Juvenil, Infantil, Desenvolvimento Humano

Esta página foi vista 326 vezes desde 11/07/2022
Coloração

Escrever um livro, é uma tarefa que engrandece todo ser humano, mas, é preciso atingir principalmente o foco da narração. E nestes escritos, pretendemos de uma forma singular, apresentar o que guardei e que os familiares guardaram, dos primeiros rabiscos dos meus netos, como também, algumas lembranças e ou passagens neste período do nascimento até a presente data.

O livro que ora apresentamos, contém as impressões marcantes de cada um deles. Aqui em especial, uma homenagem ao meu saudoso neto, Jonnas; que nos deixou para gozar da Vida Eterna.

Os rabiscos/desenhos e fotos neste livro apresentado, não obedecem a uma ordem cronológica no tempo, por falta de informação precisa das datas de quem as guardou ao longo deste tempo.

Alguns dos textos inseridos nos rabiscos/desenhos ou livretos, não foram todos escritos pelos autores (netos), por não saberem escrever na época, mas, representam fielmente o raciocínio lógico dito por eles para cada rabisco/desenho/livreto apresentados.

Edição 1 (2022)

JOSÉ REZENDE MENDONÇA

José Rezende Mendonça (1951) é natural do bairro do Pontal/Ilhéus/BA. Estudou na EMARC/CEPLAC/Uruçuca/BA, no período de 1969 a 1971, onde concluiu o curso de Técnico Agrícola. Em 03.01.1972, começou sua vida pública na Divisão de Geociências, no CEPEC.

Foi professor de 1975/1976, ministrando aula para alunos de Agrimensura da EMARC, nas disciplinas de Cartografia, Hidrologia e Aerofotogrametria. Ensinou também na UESC em 1989, para a primeira turma de Geografia.

Especializou-se em Aerofotogrametria e Cartografia (Fotos aéreas, imagens de Radar e Satélite), nos Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul/Rio de Janeiro. Participou de vários projetos técnicos científicos, com diversas publicações a nível nacional e internacional. Com destaque para o trabalho “45 Anos de Desmatamento do Extremo Sul da Bahia”, publicado e patrocinado, pelo Jardim Botânico de Nova Iorque, em 1994.

Criou o primeiro Museu de Solos (Macromonolitos) do Brasil, exposto permanentemente na GEOCIÊNCIAS/CEPEC/CEPLAC. Em 28.06.2015, foi condecorado com a Comenda de São Jorge de Ilhéus, pelo reconhecimento público municipal, pela sua importante contribuição para o desenvolvimento de Ilhéus.

LIVROS PUBLICADOS

# Em 1978 – Publicou o livro Povoados e Vilas do Sudeste da Bahia. Publicado na Gráfica Ceplac/Ilhéus, com 52 páginas.

# Em 2000 - Publicou o Livro Terra Avistada por Cabral – 500 Anos de Devastação da Mata Atlântica, com coautoria de Luiz Ferreira da Silva. Publicado pela Editora EDITUS/UESC/Ilhéus, com 27páginas.

# Em 2007 - Publicou o livro Pontal Ontem & Hoje sobre a história do bairro do Pontal. Publicado na Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 152 páginas.

# Em 2009 - Publicou o livro Pontal Ontem & Hoje em sua 2ª edição, ampliada e atualizada do livro. Publicado pela Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 209 páginas.

# Em 2014 - publicou o Livro – Pontal entre o Passado e Presente. Publicado na Gráfica Jeff-Set/Itabuna, com 391 páginas.

# Em 2015 - Publicou um livreto, sobre o Centenário da Paróquia São Batista. Publicado na Gráfica CEPLAC/Ilhéus Bahia, com 23 páginas.

# Em 2019 - Publicou em coautoria o livro – Foi Assim – “Memórias de 20 estudantes que passaram pela EMARC no período de 1969/1971”, em comemoração aos 50 anos de EMARC. Publicado pela Editora Via Literatum, com148 páginas

# Em 2021- Publicou o livro Memórias da Infância – “Lá vem o Bicho Papão”, publicado pela Editora Clube de Autores, com 99 páginas

# Em 2021- Publicou o livro Relatos Ambientais – “A Mata Atlântica e o Cacaueiro, Verdades & Mentiras”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 185 páginas.

# Em 2021 - Publicou o livro Na Beira do Cais – “Sucessos, Fracassos e Esperanças”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 335 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Museu de Solos da Ceplac- “1º do Brasil em Macromonolitos”. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 211 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Netos-Pintando o Sete. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 260 páginas.

# Em 2022 – Publicou o livro Rabiscos da Infância, com coautoria de Raphael Mendonça de Macêdo. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 160 páginas.

# Em 2022 - Publicou o livro O Afilhado de Iemanjá e o Candomblé. Publicado pela Editora Clube de Autores, com 67 páginas.

# Atualmente é responsável pela divulgação nas Redes Sociais, da história de Ilhéus, em fotos antigas, documentos e mapas dos séculos: XVII, XVIII, XIX e XX