METACOGNIÇÃO E LEITURA

Por ALESSANDRO ERIVELTON

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Educação

Esta página foi vista 550 vezes desde 16/05/2020

A presente obra se propõe a promover reflexões em um primeiro momento de algumas das principais causas que contribuem para o atual quadro de fracasso do sistema educacional brasileiro no tocante ao desenvolvimento de estratégias de leitura.

Nos primeiros capítulos, veremos que a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental o trabalho com o texto se caracteriza por uma série de equívocos, como seu uso como mero pretexto para a realização de exercícios gramaticais ou em atividades de interpretação limitadas a transcrição mecânica de fragmentos do texto.

A seguir, passaremos a apresentação de práticas que podem ser incorporadas às aulas de língua portuguesa para o desenvolvimento adequado da capacidade de compreensão leitora através de estratégias metacognitivas de processamento da informação, como exercícios que incentivem os alunos a realizarem o monitoramento dos processos de inferenciação relacionados à leitura e que promovam a valorização dos aspectos globais do texto.

Por fim, teremos o relato de um processo de investigação científica ocorrido durante as aulas de Língua Portuguesa no qual foram adotadas ferramentas metacognitivas associadas às estratégias de leitura sugeridas nesta obra e veremos como elas podem se constituir em instrumentos capazes de promover avanços significativos nos níveis de compreensão leitora dos alunos.

ISBN 978-17-169-2553-5
Edição 1 (2020)