METACOGNIÇÃO E LEITURA
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA
Categorias
Educação, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 22 vezes desde 16/05/2020
Versão
impressa
R$ 39,68
Valor total:
R$ 39,68
Valor total:
R$ 39,68
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

A presente obra se propõe a promover reflexões em um primeiro momento de algumas das principais causas que contribuem para o atual quadro de fracasso do sistema educacional brasileiro no tocante ao desenvolvimento de estratégias de leitura.

Nos primeiros capítulos, veremos que a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental o trabalho com o texto se caracteriza por uma série de equívocos, como seu uso como mero pretexto para a realização de exercícios gramaticais ou em atividades de interpretação limitadas a transcrição mecânica de fragmentos do texto.

A seguir, passaremos a apresentação de práticas que podem ser incorporadas às aulas de língua portuguesa para o desenvolvimento adequado da capacidade de compreensão leitora através de estratégias metacognitivas de processamento da informação, como exercícios que incentivem os alunos a realizarem o monitoramento dos processos de inferenciação relacionados à leitura e que promovam a valorização dos aspectos globais do texto.

Por fim, teremos o relato de um processo de investigação científica ocorrido durante as aulas de Língua Portuguesa no qual foram adotadas ferramentas metacognitivas associadas às estratégias de leitura sugeridas nesta obra e veremos como elas podem se constituir em instrumentos capazes de promover avanços significativos nos níveis de compreensão leitora dos alunos.

Características
ISBN 978-17-169-2553-5
Número de páginas 73
Edição 1 (2020)
Formato A4 (210x297)
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
ALESSANDRO ERIVELTON
Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários
0 comentários