Minha vida sem

Reflexões sobre o significado de alguns objetos em nossas vidas

Por Mariana de Lacerda

Autoajuda, Casa E Lar, Ciências Humanas E Sociais, Costumos E Tradição, Meditations, Planejamentos De Casa

Esta página foi vista 6885 vezes desde 23/02/2014

Tudo aquilo o que compramos torna-se nossa responsabilidade, inclusive a embalagem. Essa responsabilidade inclui saber para onde o lixo gerado por essas compras vai parar. Tenhamos em mente que a própria reciclagem gasta recursos e gera lixo. Portanto, não compremos o que não é necessário. Se algo será necessário por pouco tempo apenas, ou para um uso eventual, consideremos pedir emprestado a alguém. E tentemos encontrar um novo dono para o que deixou de nos ser necessário.

Geralmente relutamos em pegar algo emprestado para evitar a obrigação de dever um favor, e assim usamos o dinheiro não apenas para adquirir o objeto em si, mas para adquirir a liberdade que julgamos advir de não dever nada a ninguém. Mas colaborarmos uns com os outros nos traz um outro tipo de liberdade – nos liberta de um senso de felicidade ligado a ter ou gastar dinheiro.

Devemos pensar no custo das coisas não em termos de quanto dinheiro pagamos por elas, mas sim em quantas horas de trabalho foram necessárias para ganhar aquele dinheiro. Quantas horas de nossa vida cada objeto custou? Ele vale isso?

Abdicar de alguns objetos provoca mudanças de comportamento, tanto quanto o contrário: apenas mudando de comportamento será possível abdicar de alguns objetos. Neste livro comento oito objetos e comportamentos de que abri mão por uma vida mais simples e focada, com menos preocupações – para mim, uma vida mais feliz.

Edição 1 (2014)

Mariana de Lacerda

Moro em Recife, sou casada com João Ricardo e mãe de Estela. Na minha solteirice, me formei em Ciências Biomédicas e fiz mestrado em Linguística. Após um período de indefinição, decidi me dedicar à escrita.

O nascimento de minha filha incitou muitas buscas, questionamentos e reflexões, que alimentaram meu primeiro livro, “Sermões de Ser Mãe”, publicado no final de 2013.

No momento, estou realizando pesquisas para dois novos projetos, desta vez sobre temas bem distintos do de minha primeira experiência como autora – tanto em ficção quanto não-ficção.

Simplicidade voluntária, minimalismo, maternidade, História, feminismo, viagens, sociologia, psicologia, todos esses são temas por que me interesso em ler e escrever.