O Apoio da Família ao Paciente com Transtorno Mental e de Comportamento

Esta página foi vista 472 vezes desde 18/04/2020
Coloração
Acabamento

A presente pesquisa tem como tema: O apoio da família ao paciente com transtorno mental e comportamental, que tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos pacientes com transtorno mental e de comportamento. Trata-se de uma pesquisa com natureza qualitativa, de caráter descritivo exploratório, realizada por método de revisão integrativa de literatura, além de um levantamento de um estudo bibliográfico constituído de livros e artigos científicos. A escolha desse tema surgiu a partir de curiosidades pessoais, a qual percebe-se que na sociedade se torna cada vez mais difícil visualizar a participação da família no tratamento do seu familiar com transtorno mental e de comportamento. Durante o procedimento de coleta de dados, observou-se que a partir do processo da Reforma Psiquiátrica, tornou-se necessário o comprometimento da família no cuidado com o portador de transtorno mental, onde essa participação é de fundamental importância para que se tenha um melhor resultado no tratamento. Diante da problemática supracitada, foi sinalizado em alguns estudos modalidades de sobrecarga da família que fazem parte do cuidado ao paciente com transtorno mental, tendo assim, sua estrutura emocional abalada. É de suma importância que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tenha parceria com a família com o objetivo de sanar as necessidades dos usuários de modo que os familiares reconheçam esses serviços. Contudo, o enfermeiro é um dos profissionais da saúde que possuem um maior contato com o paciente, cabendo a esse profissional estabelecer em sua rotina uma posição na assistência prestada, ficando atentos às dificuldades apresentadas pelas famílias diante do perante diagnóstico com transtorno mental.

ISBN 978-85-569-7839-4
Edição 1 (2020)